Rota Romântica da Alemanha: castelos e paisagens de tirar o fôlego

Rota Romântica da Alemanha: castelos e paisagens de tirar o fôlego

08.08.2020

A famosa “Romantische Straße”, Rota Romântica da Alemanha, é considerada um dos caminhos mais bonitos do mundo! Com sua arquitetura medieval bem preservada e vista para os Alpes, os 29 lugares que compõem a paisagem ao longo dos 470 Km da rota, parecem ter saído de um livro de contos de fadas!

Um pouco de conhecimento antes de ir!

Mapa ilustrativo da Rota Romântica, em alemão

Com vários séculos de história, a Rota Romântica ganhou mais fama, quando a Alemanha do pós-guerra passou a fazer propagandas para divulgá-la, como uma forma de aquecer o mercado turístico da região e, consequentemente, a economia. 

A propaganda da rota deve ter funcionado muito bem, pois até hoje o destino recebe milhares de turistas todos os anos!

Sendo o destino favorito dos apaixonados, a rota conta com uma variedade de vilarejos, paisagens naturais e castelos que são de tirar o fôlego.

E aí vai uma questão curiosa: a Rota Romântica da Alemanha ganha este nome justamente pelo histórico literário alemão! Muitos poetas e romancistas de séculos atrás, se inspiravam nas belezas da região para criar as suas histórias.

Mapa da Alemanha com destaque para a posição da Rota Romântica no sul do país

Exemplos desses contos, são os escritos pelos irmãos Grimm, como: a Branca de Neve e os Sete Anões, Rapunzel, João e Maria, O príncipe Sapo, o Flautista de Hamelin e muitos outros. Contos da infância que até hoje alimentam a imaginação e a curiosidade das pessoas. A ponto de quererem conhecer pessoalmente os lugares que serviram de cenário para todas essas obras literárias.

Qual melhor época para ir?

Assim como em todos os lugares da Europa, a melhor época para percorrer a Rota Romântica da Alemanha são nas estações intermediárias, como primavera e outono. Além das temperaturas estarem mais brandas (nem tão quentes, nem tão frias), em ambas as estações, prepare-se para encontrar muita beleza e paisagens bem coloridas!

Desvende ruas charmosas e lugares incríveis nos vilarejos ao longo da rota romântica na Alemanha
Desvende ruas charmosas e lugares incríveis nos vilarejos ao longo da Rota Romântica na Alemanha.

De qualquer forma, se a passagem está marcada para outra época do ano, não se preocupe!

A paisagem continua sendo maravilhosa nesses períodos. Se vier no alto verão, tenha um pouco mais paciência, pois as atrações poderão estar mais cheias. No inverno, além de baixíssimas temperaturas, você também poderá encontrar alguns pontos cheios, principalmente nas datas próximas ao Natal.

Como fazer a Rota Romântica da Alemanha

Há muitas formas para você percorrer a rota, e vamos te contar as principais:

Bus Tour

Você pode comprar uma passagem de ônibus para fazer o seu passeio, partindo de várias cidades, sem se preocupar em dirigir. Com outra vantagem melhor ainda, poderá experimentar a famosa cerveja alemã de forma responsável e sem medo de ser feliz!

A vantagem de ir de ônibus é que você compra uma passagem e pode sair e voltar do ônibus a hora que quiser. 
Os ônibus principais que fazem a rota, operam de abril a outubro, e partem toda manhã. Um de Frankfurt em direção a Munique e outro na direção oposta. Ambos passam por várias cidades charmosas, onde você pode parar, passear, passar o dia, dormir e quando quiser. Pode subir de volta no ônibus (com a mesma passagem).

De bicicleta

Fazer um tour bicicleta pode ser algo inesquecível! 

A empresa que administra o turismo da região oferece opções de tours de bicicleta que podem garantir uma experiência ainda mais completa. Se você gosta de aventura e não se importa com as adversidades do clima, além de gostar bastante de pedalar, esta opção pode ser para você! 

Na estrada, você deverá seguir as sinalizações das Placas Verdes (para ciclistas) e o percurso pode ter a distância de aproximadamente 500 km!

De carro

Esta é a opção mais cômoda. Já que o carro te garante mais liberdade para visitar as cidades da rota sem se preocupar com o horário ou com o clima. Se você gosta de dirigir, talvez esta seja uma boa opção!

Quantos dias para conhecer a Rota Romântica da Alemanha?

Se você quiser conhecer cada cantinho da rota, aproveitando todas as cidades, possivelmente você precisará de pelo menos 15 dias de viagem. 

O recomendável é adaptar a quantidade de dias para o seu perfil de viajante. No entanto sugiro pelo menos 5 dias, para que você possa ter a experiência de dormir em uma das cidades bucólicas da região.


Aliás, se o planejamento da viagem é para lua de mel na Alemanha, fizemos um artigo aqui, falando somente sobre isso!

Cidades na Rota Romântica da Alemanha

Quando começar a percorrer a rota, você terá duas opções: começar por Frankfurt ou por Munique

Começando por uma ou por outra, você passará pelas mesmas cidades ao longo da rota, ou seja:

Würzburg, Wertheim, Tauberbischofsheim, Lauda-Königshofen, Bad Mergentheim, Weikersheim, Röttingen, Creglingen, Rothenburg ob der Tauber, Schillingsfürst, Feuchtwangen, Dinkelsbühl, Wallerstein, Nördlingen, Harburg, Donauwörth, Rain, Augsburg, Friedberg, Landsberg am Lech, Hohenfurch, Schongau, Peiting, Rottenbuch, Wildsteig, Steingaden, Halblech, Schwangau e Füssen.


Depois dessa sopa de letrinhas, se você quiser focar a sua viagem em somente algumas das cidades da rota, recomendamos:

Würzburg, Rothenburg ob der Tauber, Dinkelsbühl, Augsburg, Schwangau e Füssen.

O que conhecer na Rota Romântica da Alemanha

Focando somente nas cidades em destaque que recomendamos acima, vamos explorar o que poderá ser visto em cada uma delas!

Würzburg

Würzburger Residenz na Rota Romântica da Alemanha
Würzburger Residenz

Para quem começa por Frankfurt, a cidade de Würzburg fica a 1 hora de carro. Conhecida pela sua arquitetura e produção de vinhos. A cidade é rodeada de vinhedos enormes, o que garante ainda mais charme ao passeio.

Rothenburg ob der Tauber

Com ruas estreitas, muito coloridas e uma arquitetura medieval bem preservada, a cidade é conhecida por ser toda murada. A sua extensão de 4km de muro merece ser percorrida, pelo menos um trecho, para ver a cidade por outro ângulo. 

Quando estiver por lá, não deixe de conhecer Klingentor, uma edificação que era usada como caixa d’água; bem como Markusturm, uma das primeiras fortificações; e o Rathausturm, para ter uma vista panorâmica da cidade.

E para recuperar as energias não deixe de comer o doce típico da região: Rothenburger Schneebälle (Bola de Neve de Rotenburgo).

Rua charmosa e comércio em Rothenburg ob der Tauber
Rothenburg ob der Tauber

Dinkelsbühl

Outra cidade da Rota Romântica da Alemanha! Apesar de ser difícil de pronunciar Dinkelsbühl, vale a pena ser visitada! Com características medievais bem preservadas, ela conseguiu manter estruturas intactas mesmo após as guerras!

Por ser uma cidade que fica quase na metade da rota. Talvez seja recomendável dormir por lá, para descansar um pouco antes de continuar a viagem!

Augsburg

Vista aérea de Augsburg
Vista aérea de Augsburg

Conhecida por ser a terceira cidade mais antiga da Alemanha. Augsburg foi fundada em 15 a.C. e considerada como uma cidade que era governada de forma independente do Império Romano. 

Só por este histórico a cidade merece a visita!

Schwangau e Füssen

Castelo de Neuschwanstein próximo das cidades de Schwangau e Füssen, na Baviera. Visita imperdível na Rota Romântica da Alemanha
Castelo de Neuschwanstein próximo das cidades de Schwangau e Füssen, na Baviera. Visita imperdível na Rota Romântica da Alemanha

Ambos destinos talvez sejam, na Rota Romântica da Alemanha, os que mais recebem turistas todos os anos e, com certeza, são os destinos mais desejados!

Lá está a atração mais famosa: o castelo que inspirou o Walt Disney, o Castelo de Neuschwanstein. Dependendo da época que você visitar o local, prepare-se para filas enormes e muita aglomeração.

Uma forma alternativa de admirar o castelo é se dirigir até uma ponte suspensa que fica atrás dele. De onde você conseguirá ter uma visão mais ampla da sua arquitetura. Tudo de graça, mas a ponte também pode estar cheia, dependendo da época do ano.

Ainda no tema “castelos”, ali perto há o Hohenschwangau. Castelo pouco visitado, mas com muita beleza e história já que foi onde o Rei Luís II da Baviera cresceu.

E no fim da Rota Romântica da Alemanha está a cidade de Füssen, que fica aos pés dos Alpes. Uma cidade perfeita para relaxar e curtir o ar puro e fresco do local!

Ficou com vontade de fazer esta viagem?

O plano é mudar para a Alemanha? Leia também:

POSTS RELACIONADOS

Morar

Como tirar cidadania alemã, quem tem direito?

03/10/2020
Visitar

5 opções para dormir em um castelo na Alemanha

21/09/2020
Visitar

Floresta Negra na Alemanha: um destino imperdível

06/09/2020