Onde morar na Alemanha? Conheça o mapa desse grande (pequeno) país!

Onde morar na Alemanha? Conheça o mapa desse grande (pequeno) país!

26.05.2020

Já pensou em morar na Alemanha? Se sim, já sabe em qual cidade viver? São tantas boas opções que este país oferece que a escolha pode se tornar difícil e, justamente por isso, vamos te ajudar nessa tarefa!

A Alemanha não é nenhum Brasil, em termos de extensão territorial, mesmo porque seu território caberia somente no estado do Mato Grosso do Sul, mas ainda assim, a Alemanha é o 9° maior país, entre os 52 países da Europa! Seu território é diversificado e cada estado possui uma característica específica. 

Dos 16 estados que formam o território alemão, Hamburgo, Berlim e Bremen são cidades estados, e como tais possuem legislações próprias.

Então, antes de fazer as malas e se mudar para as terras da cerveja, batata e salsicha, vamos te contar um pouco sobre algumas das principais cidades da Alemanha, para você decidir com calma!

O que você precisa saber antes de morar na Alemanha

Conhecida por ser um país moderno, organizado e disciplinado, morar na Alemanha não é tão simples. 

Se você não tem um emprego, uma bolsa de estudos ou uma fonte de renda muito bem justificada (antes de mudar), possivelmente o seu visto de permanência não será aceito. Além disso, o custo de vida na Alemanha não é um dos mais baratos da Europa, então manter-se em território alemão, requer planejamento e organização, e é exatamente por isso, que mudar para a Alemanha com um emprego ou uma oportunidade de estudo pode te garantir mais tranquilidade, inclusive na escolha da cidade onde vai viver.

Mas se você não tem nem ideia por onde começar a buscar uma oportunidade para viver na Alemanha, vamos te passar as características dos principais estados da Alemanha, e aqueles que oferecem maiores oportunidades, para te ajudar a decidir! Lápis e papel na mão!

Morar na Baviera

A Baviera é a região da Alemanha mais visitada por turistas do mundo todo. Uma região rica de cultura alemã, conhecida como sendo a região da Oktoberfest, das roupas típicas, dos castelos, das cidades de contos de fadas e dos Alpes! 

Se decidir morar no estado da Baviera, a cidade onde você encontrará mais oportunidades é, sem dúvida, na sua capital: Munique. A cidade que ainda preserva arquitetura bem típica alemã é considerada a terceira melhor cidade para se viver no mundo, segundo pesquisa realizada pela Mercer, e seu título cobra caro por isso, pois também é uma das cidades mais caras da Alemanha. 

Munique
Munique
foto por: @fotoemberlim

É na Baviera também que você encontrará muitos castelos e paisagens belíssimas, que parecem que foram tiradas de um conto de fadas, como o famoso Castelo de Neuschwanstein, aquele que inspirou o Walt Disney!

Castelo Neuschwanstein
Castelo Neuschwanstein
foto por: @fotoemberlim

Morar em Baden-Württemberg

Morar em Baden-Württemberg já é um desafio só pela pronúncia do seu nome! Mas, apesar disso, o estado possui boas oportunidades de estudo e trabalho, principalmente, na sua capital: Stuttgart, onde a Mercedes-Benz e a Porsche têm sedes e museus, o que a torna uma cidade queridinha para os amantes de carro! 

Stuttgart
Stuttgart

Além disso, a região também é conhecida por ter um dialeto próprio (o que pode ser um outro desafio), mas também conta com paisagens e culinária muito ricas e é considerado o terceiro maior estado da Alemanha, com mais 10 milhões habitantes. A região também é muito conhecida pelas suas belezas naturais, principalmente a Floresta Negra, que também serviu de inspiração para muitas histórias da Disney!

Morar em Berlim

Berlim é a capital da Alemanha e como cidade estado, ela possui uma legislação própria e características bem próprias também. Conhecida como sendo uma cidade “não alemã”, Berlim é muito cosmopolita e aceita a cultura e os costumes de diversos países do mundo com muita tranquilidade e respeito. 

Berlim
Berlim
foto por: @fotoemberlim

Com mais de 4 milhões de habitantes, Berlim oferece muitas opções, tanto de trabalho, quanto de estudo. Por ser um polo de startups na Europa, a cidade recebe inúmeros profissionais, especialmente, na área de tecnologia, onde os salários e benefícios são um pouco mais vantajosos do que para outras áreas.

Além de oportunidades de trabalho, Berlim também oferece uma boa qualidade de vida. Cortada pelo rio Spree, Berlim se torna muito ativa e alegre, principalmente durante a  primavera e o verão, época em que a população local usa as águas e parques que margeiam o rio, para aproveitar os dias quentes. Além disso, a cidade é rica em atrações culturais, como  museus e teatros, sem falar que é uma aula de história ao céu aberto, já que muitas lembranças da guerra são preservadas na cidade, para servir de lembrança de como aquela época foi ruim. Com tudo isso, morar em Berlim vale a pena, e se decidir por não escolher a capital alemã como residência, vale a pena ao menos visitá-la! 

Morar em Hamburgo

Conhecida por seus canais e área portuária, Hamburgo é outra cidade estado que é contabilizada como sendo um dos 16 estados da Alemanha, mas possui legislação própria. 

A cidade oferece boas opções de estudo e trabalho, além de ser rica em atrações que promovem uma boa qualidade de vida para quem decide viver por lá. Conhecida pela característica de “Grosse Freiheit” – “grande liberdade”, Hamburgo é uma cidade viva, com muita vida noturna, bares e restaurantes.

Hamburgo
Hamburgo Iluminado

Viver em Hamburgo pode te garantir uma bom equilíbrio entre vida pessoal e profissional o que a torna uma boa opção de cidade para se viver na Alemanha!

Morar na Renânia do Norte-Vestfália (Nordrhein-Westfalen)

Apesar do nome difícil, morar nesse estado pode ser uma boa opção para se viver na Alemanha, já que ele é o mais populoso, com 18 milhões de habitantes, e possui cidades grandes que desempenham importante papel na economia alemã, como a sua capital Düsseldorf, e a maior cidade do estado que é Colônia. 

Ambas as cidades sustentam uma rivalidade histórica e saudável, por conta dos seus estilos de vida diferentes, também pelo futebol e, claro, pela cerveja, que é assunto muito sério aqui na Alemanha!

Düsseldorf é conhecida pela sua indústria da moda e pelo cenário artístico, além de sediar feiras especializadas, que movimentam milhões de euros e geram muitos empregos, todos os anos. 

Düsseldorf
Düsseldorf

Já Colônia, é muito conhecida pelo seu carnaval, e justamente por isso, sustenta a fama de ser festeira e alegre. Mesmo assim, a cidade oferece oportunidades para estudo e trabalho, já que é maior que a capital do estado e pode ser um bom ponto de partida para se viver na Alemanha! 

Colônia
Colônia

Morar em Hessen

A maior cidade do Estado de Hessen é o centro financeiro da Alemanha: Frankfurt. A cidade que sedia a bolsa de valores alemã e o Banco Central Europeu, traz uma bela harmonia em sua paisagem, entre o velho e o moderno. Seus grandes arranha-céus fazem lembrar a cidade de Manhattan, em Nova York! 

Frankfurt
Frankfurt

Apesar da cidade principal do estado ser Frankfurt, a sua capital Wiesbaden, também tem a sua relevância, por ser a segunda maior do estado e também pode oferecer boas oportunidades de trabalho e estudo. Entretanto, se o ramo de atuação é no mercado financeiro, sem dúvidas, as melhores referências estarão em Frankfurt.

Morar em Brandemburgo

A sua capital, Potsdam, é um cidade muito próxima e Berlim (cerca de 40 minutos de trem local) e sua característica mais interiorana atrai muitos turistas e alemães que estão de passagem por Berlim ou vivem na capital alemã. A atração principal da cidade, o Palácio de Sanssouci, o qual é comparado ao Palácio de Versalhes, na França. Visitar o palácio é uma opção de passeio, já que ele possui lindos jardins que ficam especialmente floridos e coloridos na primavera e no verão. A visita aos jardins é gratuíta, mas a visita ao palácio e/ou visita guiada são pagas.

Postdam
Postdam
foto por: @fotoemberlim

A cidade de Potsdam em si é muito pequena, mas conta com uma Universidade relevante, e para quem está buscando uma alternativa mais barata para se viver perto de Berlim, Potsdam pode ser uma boa opção para viver na Alemanha!

Morar na Saxônia

A capital desse estado é Dresden, que é conhecida por sua arquitetura barroca imponente, principalmente por conta da cúpula da Igreja Frauenkirche, e por sua coleções artísticas clássicas, que a tornam um centro cultural muito importante na Alemanha, sendo conhecida como a “Florença do Elba”.

Dresden
Dresden

Dresden é a décima cidade mais visitada por turistas na Alemanha e, apesar de pequena, a cidade oferece boas oportunidade de emprego, principalmente na área de tecnologia, já que muitas empresas estão sediadas por lá.  

Entretanto, vale observar que, infelizmente, entre 2009 e 2011, Dresden sofreu com movimentos radicais de extrema direita, liderados por grupos neonazistas que acabaram por fazer a fama da cidade, como sendo a sede para esses grupos extremistas. Desde 2012, entretanto, movimentos sociais buscaram pacificar a situação, e hoje Dresden, que foi destruída na guerra e reconstruída após, é uma cidade que oferece boas oportunidades, para quem quer viver na Alemanha.

Resumo rápido dos outros estados alemães

Para não deixar nenhum dos 16 estados de fora da nossa lista, abaixo fizemos um breve (muito breve) resumo dos outros estados alemães, os quais, por serem menores, não oferecem tantas oportunidades de trabalho e estudo, mas são importantes e merecem menção por aqui, afinal, eles são excelentes destinos de viagem na Alemanha!

  • Bremen – é o menor estado da Alemanha, sendo a terceira cidade estado, que possui legislação própria;
  • Baixa Saxônia – poucas cidades e com muita paisagem rural:
  • Renânia-Palatinado – região muito rica em natureza e é conhecida pelos vinhos e a madeira;
  • Sarre – estado  que faz fronteira com a França e Luxemburgo, muito conhecido pelas paisagens naturais; 
  • Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental – possui uma parte do Mar Báltico e é a região que mais tem lagos e rios, na Alemanha;
  • Saxônia-Anhalt – conhecida pela arquitetura de Bauhaus; e 
  • Turíngia – conhecida como o “coração verde da Alemanha”.

Já decidiu em qual cidade irá morar na Alemanha?

Decidir onde morar na Alemanha pode não ser uma tarefa fácil, já que as opções são muitas! Pelo fato da Alemanha ser um país com bastante igualdade sócio-econômica, seja lá qual o lugar que você decidir morar, com certeza encontrará uma boa qualidade de vida e boas oportunidades, desde que a sua mudança seja planejada e organizada.

E se não souber por onde começar, não deixe de verificar as nossas opções de serviços.

POSTS RELACIONADOS

Morar

Aprender alemão de graça - saiba como!

17/08/2020
Visitar

Rota Romântica da Alemanha: castelos e paisagens de tirar o fôlego

08/08/2020
Visitar

Os 5 melhores lugares para passar a lua de mel na Alemanha

19/07/2020