Onde ficar em Berlim: conheça os melhores bairros

Onde ficar em Berlim: conheça os melhores bairros

06.11.2021

A capital da Alemanha, conhecida por ser um lugar de muita história e liberdade de expressão, recebe cerca de 14 milhões de turistas todos os anos. Se você é amante de história e quer ter a chance de conhecer esta grande cidade, vamos te contar onde ficar em Berlim, para você aproveitar tudo!

O que saber antes de escolher onde ficar em Berlim

Antes de bater o martelo sobre onde ficar em Berlim, é importante você saber que a capital alemã é uma das maiores cidades da Europa, e seu espaço geográfico é cerca de 5 vezes maior do que a cidade de Paris.

Andar pela cidade pode parecer complicado, em um primeiro momento, mas tudo é possível ser feito de transporte público e, desde que você esteja dentro de um bairro que fique dentro do chamado “Berlin Ringbahn” – que serão todos os bairros que iremos falar adiante – se locomover pela cidade, é extremamente prático!

Além disso, pela sua história, Berlim não possui um centro único. Como a cidade foi formada com a junção de diversos distritos, cada bairro possui o seu próprio centrinho com um pouco de tudo (mercado, lojinhas e restaurantes), sendo que o que vai diferenciar um bairro do outro são as atrações que ficam nele.

Assim, como cada bairro em Berlim tem sua própria vida, separamos algumas características e detalhes de cada bairro, para você poder decidir onde ficar em Berlim.

Quais os melhores bairros para ficar em Berlim

Mitte

fonte: Leandro Silva ® 

Mitte em alemão é centro, ou seja, é o bairro que mais se aproxima de um centro de Berlim e ele é ideal para quem vai ficar pouco tempo e precisa economizar tempo de locomoção entre uma atração e outra.

É no Mitte onde estão as principais atrações turísticas de Berlim, como o Portão de Brandenburgo, Ilha dos Museus, bem como a estação ferroviária central Hauptbahnhof,  e o Tiergarten, o famoso parque, onde o rei costumava caçar.

Além disso, é no Mitte também que está a Avenida Unter den Linden, o Gendarmenmarkt, que é uma praça enorme, perfeita para fazer um intervalinho e um piquenique entre uma atração e outra e o Reichstag, o Parlamento alemão, cuja visita é de graça!. 

Kreuzberg

O bairro mais alternativo de Berlim é conhecido por ser um antro de Startups, arte de rua, além de ser um bairro de muitos artistas e hipsters.

Se você quiser conhecer o lado B de Berlim, Kreuzberg é uma boa opção para você. Apesar de alguns pontos do bairro estarem gentrificados, ele ainda carrega características de uma época quando o muro ainda dividia a cidade.

Prenzlauer Berg

fonte: Leandro Silva ® 

O bairro, que é conhecido pela grande quantidade de crianças, é uma ótima alternativa para quem estiver viajando em família, além de ser um bairro mais tranquilo.

Se você gosta de brunch, cafés e wine bars modernos, o bairro é um prato cheio, já que oferece muitas opções de restaurantes. 

Além disso, o bairro é ótimo para quem quiser ter uma experiência de morador local e fazer passeios pelas praças Kollwitzplatz e Helmholtzplatz, poderão render belos momentos!

Friedrichshain

fonte: Leandro Silva ® 

Se você procurou Berlim por conta de seus famosos clubes, como o Berghain, Friedrichshain é o bairro para você.

Conhecido por ser um bairro bastante alternativo, com muita vibração artística, é lá também que você irá conhecer a Eastside Gallery, a maior galeria de arte a céu aberto do mundo!

Schöneberg

O bairro que é conhecido por ser onde David Bowie morou é o lugar favorito da comunidade LGBTQI+ de Berlim.

Para quem gosta de compras, a avenida Ku’damm (abreviação de Kurfürstendamm), é a avenida mais chique da cidade, com lojas de luxo e muitas atrações para quem gosta de compras e bons restaurantes.

Charlottenburg

Pertinho de Schöneberg, está um outro bairro por onde a avenida mais chique da capital alemã continua e onde você também pode encontrar muitas lojas de luxo, galerias de arte e edifícios luxuosos com arquitetura clássica.

O bairro é mais pacato e bastante residencial, então, se sua ideia é buscar lugares mais calmos, este bairro é uma ótima opção de onde ficar em Berlim.

Neukölln

A atmosfera alternativa de Neukölln é ideal para quem busca uma experiência fora do convencional em Berlim.

Com muita influência turca, o bairro de Berlim oferece muitas opções de restaurantes árabes, canais charmosos, com restaurantes badalados e muita opção para quem gosta de wine bars, com opções de vinhos orgânicos.

O bairro está “na moda” entre os moradores da cidade, mas ainda não atrai muitos turistas, então, para quem busca ter uma experiência como um local, é uma excelente opção de onde ficar em Berlim.

O que levar em conta antes de escolher o melhor bairro para ficar em Berlim

Para escolher o melhor bairro para ficar em Berlim, leve em conta alguns fatores, dentre os quais:

Quanto tempo vai ficar? 

Bom, se você estiver se planejando para um roteiro de 2 dias na capital alemã, talvez não seja o suficiente para conhecer tudo, mas se você só tiver isso de tempo, talvez optar pelos bairros onde estão concentradas as atrações turísticas mais conhecidas, seja uma boa alternativa.

Então, se você tiver pouco tempo – ficar em Mitte é uma boa opção. 

Agora, se você tiver mais tempo – ficar em bairros como Prenzlauer Berg, Schöneberg Friedrichshain poderão te dar uma sensação de morador local.


Seguros Promo

É a sua primeira vez em Berlim?

Se for a sua primeira vez em Berlim, definitivamente procure ficar no bairro onde está concentrada a maior quantidade de atrações turísticas, ou seja, fique no Mitte

Além de economizar tempo, já que elas ficam próximas umas das outras, você poderá também economizar na locomoção, já que tudo pode ser feito a pé (o que é uma boa alternativa, já que a cidade é bastante plana/acessível).

Está viajando em família?

Bairros mais familiares e residenciais, como Prenzlauer Berg, Schöneberg e Charlottenburg, são ideais para quem estiver viajando em família, principalmente com idosos ou crianças.

Se estiver viajando sozinho(a) ou em casal, vai depender do seu estilo de vida, mas se preferir lugares mais cheios e badalados, não escolha os bairros que falamos antes, mas prefira os bairros de Friedrichshain,  Neukölln ou Mitte.

Bom, no fim, tudo vai depender do seu estilo de vida, claro, mas uma coisa é certa: viajar para Berlim é sempre uma experiência única!

POSTS RELACIONADOS

Morar

Como estudar de graça na Alemanha

17/11/2021
Morar

Onde ficar em Berlim: conheça os melhores bairros

06/11/2021
Morar

Como funciona o visto para curso profissionalizante (Ausbildung) na Alemanha

05/11/2021