O que fazer em Dusseldorf na Alemanha?
06.01.2022Conhecida como a capital da moda da Alemanha, é fácil encontrar o que fazer em Dusseldorf, uma cidade rica em arquitetura e cheia de atrações culturais.

Famosa também por seus museus e cena artística, uma das coisas para se fazer em Dusseldorf é, sem dúvidas, visitar uma galeria de arte ou um museu!
E se você gosta de feiras animadas, aquelas que lembram um verdadeiro parque de diversões, você pode programar a sua viagem para junho. Anualmente ocorre a chamada Größte Kirmes am Rhein (“Maior Feira do Reno”), cheia se atrações divertidas e comida típica.
E antes de partirmos para algumas dicas para o seu roteiro para Dusseldorf na Alemanha, não se esqueça de contratar um seguro viagem, que é obrigatório.
Como chegar em Dusseldorf na Alemanha
Geralmente não há voos diretos do Brasil para Dusseldorf. De qualquer forma, o aeroporto da cidade é bastante conectado com diversas cidades europeias e também com cidades na própria Alemanha.
Assim, se você chegou na Alemanha por outra cidade, encaixar Dusseldorf no seu roteiro é simples.
Se optar ir de trem, a viagem terá duração aproximada de 1h40, a partir de Frankfurt e de 5h, a partir de Munique ou Berlim. Agora, se preferir ir de avião, a viagem será mais curta (aprox. 1h20).
E se você quiser saber sobre como funciona o transporte na Alemanha, para poder escolher a melhor opção para a sua viagem, você poderá conferir aqui.
O que fazer em Dusseldorf na Alemanha
Bom, depois que você chegou em Dusseldorf, vamos descobrir o que é possível fazer nesta charmosa cidade.
Visite o Jardim Japonês no Nordpark (Japanischer Garten)

Se visitar um jardim japonês não pareceu normal para ser uma das coisas para fazer em Dusseldorf, saiba que a cidade alemã, é a que possui a maior comunidade japonesa do país.
Assim, a visita ao Jardim que fica no Nordpark, deve entrar na sua lista! E aproveite também para almoçar nos restaurantes japoneses, já que a comida é legítima!
Bom, o jardim foi feito em homenagem aos japoneses e é uma atração tranquila e ótima para começar ou finalizar um passeio.
Chegar ao parque é simples, já que ele está bem em frente a uma estação de metrô.
Por estar instalado em um complexo com outros parques e jardins, incluindo o Museu Aquazoo Löbbecke, esta opção de passeio também é ótima para quem estiver viajando com crianças.
Passeie pelo bairro Kaiserswerth
Conhecido por ser chique, ele é um charmoso bairro, que reúne atrações históricas, cafés, bares e restaurantes.
A principal atração do bairro é explorar as suas ruas que ainda preservam paralelepídedos.
A dica é ir andando até a Kaiserpfalz, o reduto imperial do imperador Frederico I, também conhecido como Barbarossa. Lá você vai contemplar a ruína de um castelo e uma ótima vista para o rio Reno.
Contemple o rio Reno e a arquitetura moderna de Dusseldorf

Os prédios de Frank O. Gehry, que parecem desafiar a força da natureza, com suas formas onduladas, virou uma atração turística e um dos símbolos de Dusseldorf.
Assim, um passeio que você pode fazer em Dusseldorf para contemplar, tanto o rio Reno, bem como tais edifícios, é visitar o seu Porto (Düsseldorf-Hafen).
E ao continuar a caminhada, você também poderá seguir até uma outra importante atração turística que é a torre da TV.
A Rheinturm, é um ótimo lugar de onde você poderá contemplar a cidade do alto.
Passeie pela Königsallee – a rua mais elegante de Dusseldorf

Dusseldorf possui uma rua que pode fazer jus ao seu título de cidade da moda na Alemanha.
A Königsallee, também conhecida como Kö, é uma rua repleta de comércios. Por lá você vai encontrar uma mistura lojas exclusivas, de roupas de grife e artigos de luxo. Além disso, lá também há muitas galerias de arte, cafés e restaurantes.
A depender por onde você começar, seja no final ou no início, você dará de cara com a fonte Triton. Então, tire uns minutos para contemplar esta uma imponente escultura, que combina com o ar chique da rua!
Explore a cidade velha de Dusseldorf (Altstadt)
Não pense que só existe coisa moderna para fazer em Dusseldorf. É importante reservar espaço também para a parte antiga da cidade, conhecida como Altstadt.
A primeira atração é se você se interessa pelo mar, ou se estiver viajando com crianças. Você poderá explorar por o museu marinho (Schifffahrtmuseum), que é bem interativo e baratinho para adultos e de graça para crianças.
Mas se você curte bibelôs, também há uma opção de passeio interessante!
O museu Hetjens reúne milhares de peças de cerâmica (algumas de até 800 anos). Então, se você se interessa pelo assunto, é uma ótima atração da parte antiga de Dusseldorf e vale a pena a visita!
E para concluir as dicas sobre o que fazer em Dusseldorf, ainda na Altstadt, você não pode deixar de reparar na cúpula da Igreja de São Lambertus.
Se você olhar com atenção, vai reparar que o telhado da igreja é todo retorcido.
Não se sabe bem o motivo, mas acredita-se que foi um erro de construção, pois a madeira usada sofreu alterações, em razão da oscilação de temperatura (expandindo e voltando).
Além disso, segundo a lenda, a cúpula da igreja só vai se endireitar, quando a primeira mulher virgem se casar lá. Verdade ou não, muitos já se casaram por lá e ela continua torta e pronta para visitação.
Melhor época para visitar Dusseldorf na Alemanha
Para decidir a melhor época para ir, tudo dependerá do seu perfil de viagem e o que você vai querer fazer em Dusseldorf, já que, dependendo da época, as atrações externas são mais bonitas na primavera e no verão.
Assim, se sua ideia sobre o que fazer em Dusseldorf gira em torno da oferta de galerias de arte e museus que existem na cidade, qualquer época do ano se aplica para você, porém, tenha em mente que épocas perto do verão poderão trazer mais turistas e atrações mais cheias também.
Por outro lado, se você quiser visitar parques, jardins ou andar pela orla do rio Reno, a natureza e o clima estarão muito mais agradáveis nos meses mais quentes do ano, a partir de junho, até meados de setembro.
Se ainda está em dúvida, demos algumas dicas aqui, sobre o clima da Alemanha.