O que fazer em Berlim: dicas para um roteiro de 2 dias

O que fazer em Berlim: dicas para um roteiro de 2 dias

30.06.2020

Quer conhecer a capital alemã em apenas dois dias? Possivelmente não será possível conhecer cada detalhe dessa cidade incrível, mas preparamos um roteiro de 2 dias em Berlim que vai te ajudar a aproveitar ao máximo a viagem e, com certeza te deixará com vontade de voltar!

Por que viajar para Berlim?

Para quem nunca foi para a Alemanha, dizem que Berlim não é o melhor lugar para representar o país, já que o clima cosmopolita da cidade e a diversidade cultural que alimenta a atmosfera berlinense, torna a cidade um lugar único em terras alemãs. E se você quiser conhecer um pouco mais as outras cidades da Alemanha, fizemos um artigo para falar sobre isso, aqui.

Apesar da fama de “não ser ser Alemanha”, Berlim é uma cidade que vale a pena visitar, não só porque ela representa uma aula de história ao céu aberto, mas também pelo fato de ter muita diversidade cultural e artística por todo lado! 

Por isso, preparamos este roteiro de 2 dias em Berlim, para você ter um gostinho de como é visitar esta cidade tão diferente do resto da Europa! 

Vamos começar?

DIA 1 do seu roteiro de 2 dias em Berlim – Conheça tudo a pé!

Berlim é uma cidade basicamente plana e a única colina que existe na cidade foi construída pelo homem. A Teufelsberg (Montanha do Diabo, em alemão), fica em um parque no lado ocidental da cidade e foi construída com os escombros da Segunda Guerra Mundial.

Mas, curiosidades a parte, conhecer Berlim fazendo a maioria das coisas a pé é muito simples e possível, mas se você não gosta muito de andar, o transporte público pode ser uma boa opção e ele funciona muito bem! E se quiser economizar nas passagens durante os dias que você estiver por Berlim, a dica é contratar o WelcomeCard Berlin de 48h, para você circular livremente nas principais zonas da cidade (ABC), sem ter que se preocupar em ficar comprando um ticket toda hora e além disso pode ganhar descontos em vários lugares e atrações.

Tudo pronto. Vamos começar o tour!

Comece pelo cartão postal da cidade: o Portão de Brandemburgo (Brandenburger Tor)

A praça onde ele fica foi palco de muitos eventos históricos, alguns felizes e outros nem tanto, mas hoje ele é o ponto da cidade onde ocorrem os principais eventos festivos, como a virada do ano, comemoração da queda do muro de Berlim, e também é o ponto de encontro para vários protestos que ocorrem na cidade.

Perto dali, está o próximo ponto do seu roteiro de 2 dias em Berlim: o Memorial do Holocausto ou Memorial aos Judeus Mortos da Europa.

foto por: @fotoemberlim

Esta obra projetada pelo arquiteto Peter Eisenman, chama atenção pela sensação de claustrofobia e angústia quando você anda pelo labirinto que elas formam, mas apesar disso a experiência é muito rica e emocionante e vale a visita. 

Embaixo deste lugar, ainda tem um museu, com entrada gratuita, que conta um pouco sobre o holocausto e faz homenagens às vítimas e às famílias judias que foram mortas durante a Segunda Guerra. Apesar de trazer memórias tristes, o lugar é muito interessante e vale a pena a visita para conhecer a história e lembrar o quanto foi difícil aquela época.

Próximo destino: Tiergarten rumo ao Parlamento

Saindo do memorial, ande pelo parque Tiergarten, indo no sentido do Parlamento (Reichstag). 

O Tiergarten, que significa “jardim dos animais” era o espaço utilizado pelo rei, no século XVIII para caçar. O parque é o segundo maior de Berlim e é um queridinho dos moradores e também dos turistas, por isso ele está aqui como uma opção no seu roteiro de 2 dias em Berlim.

Seus 210 hectares de área verde é o lugar perfeito para respirar um pouco de ar fresco e também fazer uma pausa para um piquenique ou talvez alugar uma bicicleta e andar entre as árvores. 

Curiosidade! Há algumas áreas do parque que as pessoas utilizam para tomar sol, e para isto elas ficam totalmente nuas. Portanto, não se assuste se você estiver andando por lá e se deparar uma cena dessas. 😉

foto por: @fotoemberlim

Pausa feita, hora de visitar o Parlamento Alemão ou o Reichstag!

Este monumento imponente com uma grande cúpula de vidro chama atenção assim que você o encontra. Assim como a maioria dos monumentos de Berlim, este prédio é regado de história, foi destruído e dominado algumas vezes, e depois que foi reconstruído com a forma que ele está hoje, passou a ser um ponto de visita obrigatória em Berlim.

foto por: @fotoemberlim

Você pode visitá-lo por fora (que já é um passeio legal), mas também pode se programar para visitar o Reichstag por dentro, com direito a visita guiada ou não. Se você gosta de história, o melhor é tentar agendar a visita guiada, e você pode fazer isso aqui. Dica: vale muito a pena e é de graça $$!

Vista do Parlamento –  foto por: @fotoemberlim

Saindo do Reichstag, vamos caminhar para dois lugares diferentes: a Potsdamer Platz/Sony Center e depois ir caminhando até o Checkpoint Charlie!

Começando pela Potsdamer Platz, este lugar moderno na cidade de Berlim, merece espaço no seu roteiro de 2 dias em Berlim. Além de ter o primeiro semáforo da Europa o lugar conta com prédios modernos e muita vida social, além de ter uma pequena exposição do muro de Berlim, da época que ele estava dividindo a cidade em duas partes. No ali também está o Sony Center, um centro comercial moderno que é excelente para uma pausa, para tomar um sorvete ou um café.

foto por: @fotoemberlim

Pausa feita, é hora de caminhar até o Checkpoint Charlie! Este ponto da cidade que era um dos três que fazia o controle de entrada e saída das pessoas que desejavam ir e vir do lados oriental e lado ocidental da cidade, na época do muro de Berlim. A cabine que está lá na rua não é a mesma da época, mas é bem parecida com original que está exposta no museu do Checkpoint Charlie que fica ali pertinho.

Checkpoint Charlie – foto por: @fotoemberlim

Bom, possivelmente após uma longa caminhada, visita ao museu, ao Tiergarten, Parlamento, Sony Center e Checkpoint Charlie, o dia já vai estar quase no fim, então é hora de passar as dicas sobre o que fazer em Berlim no segundo dia do seu roteiro!

DIA 2 do seu roteiro de 2 dias em Berlim – Cultura e Arte Urbana

Além de muita história, Berlim possui muita cultura e arte urbana espalhada pela cidade toda. O segundo dia do seu roteiro de 2 dias em Berlim será para conhecer este lado da capital alemã!

Vamos começar na Igreja Matriz, a Berliner Dom! 

Esta igreja é uma das mais bonitas de Berlim e para conhecê-la por dentro é necessário pagar, inclusive se quiser subir na sua cúpula, e você pode obter maiores informações aqui. Sinceramente, ela é muito bonita por fora, então se não quiser pagar, pode ser uma boa opção apreciá-la só por fora mesmo.

Ali pertinho, o próximo destino é a Ilha dos Museus

A ilha conta com vários museus, cada um com uma exposição e com preços diferentes. Os museus que de lá são: Neues Museum, Pergamonmuseum, Alte Nationalgalerie, Altes Museum e Bode-Museum

Se você tiver que visitar um dos museus da ilha, considerando o pouco tempo na cidade, a recomendação vai para Neues Museum que é um museu com muita arte antiga, inclusive da época em que Berlim estava se formando e também é o museu onde guardam o Busto de Nefertiti (que está em perfeito estado!).

Neues Museum –  foto por: @fotoemberlim

Próximo destino: Hackescher Markt, este lugar agitado bem próximo da estação de mesmo nome, destaca-se pelo comércio e pela arte urbana! Há dois lugares para visitar quando está nessa região: 

– Hackescher Höfe, que é um shopping formado nos pátios de vários prédios e é um espaço com lojas diferentes e que trazem uma atmosfera bem alternativa que vale muito a visita! 

– Haus Schwarzenberg, que é um beco com muita arte urbana, alguns museus pequenos e restaurantes. Se quiser conhecer mais sobre, clique aqui.

Haus Schwarzenberg  foto por: @fotoemberlim

Hora de andar agora para a praça principal de Berlim: a Alexanderplatz

Esta praça que é um grande centro de eventos culturais que ocorrerm na cidade e também um grande espaço com muitas lojas populares. O destaque da praça vai para a Torre da TV, que é um símbolo da cidade de Berlim e foi construída pelos soviéticos para simbolizar o poder e visitá-la, aliás, é possível e você precisa se programar com antecedência, aqui.

Outro destaque é o relógio solar que fica ali na praça e tem a hora das principais cidades do mundo.

Alexanderplatz   foto por: @fotoemberlim

Seu roteiro de 2 dias em Berlim está quase chegando no fim e agora é hora de pegar um transporte público (pode ser um Trem ou um ônibus – melhor opção) e vamos para o East Side Gallery – a maior galeria de arte ao céu aberto do mundo.

East Side Gallery – foto por: @fotoemberlim

Reserve um tempo para caminhar pela grande extensão do muro e valorize cada uma das artes dali. São inúmeros artistas talentosos que expressaram a sua arte no muro e merecem toda a atenção do turista que visita Berlim!

Último destino turístico concluído, agora é hora de relaxar e aproveitar os últimos momentos da sua viagem por Berlim. 

Ali perto do East Side Gallery tem um lugar bem alternativo, mas com a cara de Berlim que se chama RAW, e é um lugar excelente para você terminar o seu roteiro de 2 dias em Berlim como um verdadeiro local com uma boa cerveja alemã nos bares da região!

E se você gostar muito da experiência e quiser se mudar de vez para a Europa, pode contar com a nossa ajuda!

POSTS RELACIONADOS

Morar

Aprender alemão de graça - saiba como!

17/08/2020
Visitar

Rota Romântica da Alemanha: castelos e paisagens de tirar o fôlego

08/08/2020
Visitar

Os 5 melhores lugares para passar a lua de mel na Alemanha

19/07/2020