O guia sobre a cidade de Frankfurt – O que fazer em Frankfurt

O guia sobre a cidade de Frankfurt - O que fazer em Frankfurt

08.12.2020

Além de muito moderna e futurista, quando se fala sobre o que fazer em Frankfurt, com certeza você encontrará um equilíbrio perfeito entre a história e a atualidade. Vamos conhecer mais sobre o maior centro financeiro da Alemanha?!

Chegando em Frankfurt!

Se você chegar pelo aeroporto internacional, em menos de 15 minutos você estará na estação central da cidade, se você pegar o trem regional (ICE) ou o trem local (S-Bahn).  De lá será mais fácil de locomover para qualquer outro local.

Se estiver com muita mala e não quiser pegar transporte público, pode usar os serviços de táxi. Aqui na Alemanha, Uber não é tão comum e pode até sair mais caro.

A primeira impressão: a cidade alemã dos arranha-céus

A cidade de Frankfurt é conhecida como a Manhattan alemã, mas em alemão e para os íntimos, é chamada de Mainhatten, justamente por causa do rio Main (Meno) que corta a cidade.

Fonte: banco de imagens pixabay

A comparação com a famosa ilha de Nova Iorque não é à toa, já que a linha do horizonte de Frankfurt é formada por vários arranha-céus modernos que mostram a característica futurística da quinta maior cidade da Alemanha.

E a comparação com a Manhattan nova iorquina não fica só por aí, além da linha do horizonte, pelo fato de Frankfurt sediar a bolsa de valores alemã, lá você também encontrará uma versão parecida com a do famoso touro da bolsa americana, mas que em Frankfurt está acompanhada de um urso.

Na versão alemã da escultura, tanto o Touro, quanto o Urso representam as variações das ações e simbolizam as expressões “bull market” e “bear market”, que significa “mercado em alta” e “mercado em baixa”, já que os touros atacam empurrando seus chifres PARA CIMA, enquanto os ursos atacam balançando suas garras PARA BAIXO. 

Assim, agora que você já sabe algumas curiosidades, já pode colocar na sua lista sobre o que fazer em Frankfurt, para conhecer esta obra de arte e a Bolsa de Valores alemã (pelo menos por fora).

Mas como já falei aqui, Frankfurt não é só modernidade e mercado financeiro, a cidade também está repleta de antigos cafés, cantos medievais típicos alemães e um pacote completo que justifica o motivo de seus habitantes parecerem tão contentes – e os visitantes tão fascinados.

Vamos descobrir, então, o que fazer em Frankfurt alßem de se perder pelos arranha-céus?!

Entre o novo e o antigo!

Andar pelas ruas de Frankfurt é se deparar com este contraste entre o novo e o antigo, caminhando juntos de forma muito harmônica.

Assim, a primeira dica sobre o que fazer em Frankfurt é aproveitar o contraste entre a história e a modernidade e tirar o melhor dos dois mundos! Vamos começar o nosso passeio?

Atravesse a Ponte de Ferro (Eiserner Steg) e vá até a Römerberg e depois para a Neue Altstadt

A ponte que é datada de 1.869, liga o bairro antigo ao famoso bairro de Sachsenhausen, famoso pela produção e venda do vinho típico da região que é o Apfelwein (Vinho de Maçã), que falaremos daqui a pouco!

A Eiserner Steg, por ser exclusiva para pedestres, é um excelente lugar para poder avistar o horizonte da cidade de Frankfurt e ter belas fotos, principalmente durante o pôr do sol!

Após conhecer a ponte, ande 2 minutinhos até a praça cartão postal de Frankfurt, a Römerberg!

Fonte: banco de imagens pixabay

A praça que fica no coração da Altstadt (Centro Velho) abriga a prefeitura da cidade, desde o século XV e é palco de muitos eventos, como a feira de natal e alguns eventos oficiais, como recepção de autoridades, ou atletas, por exemplo.

Depois, ande mais 2 minutos, e você chegará na Neue Altstadt (Novo Centro Velho)

A história deste local é bem interessante, pois durante a Segunda Guerra Mundial, o local foi basicamente todo destruído e, ao invés de construírem tudo novo por cima do terreno, eles preferiram incluir o local em um projeto urbano que durou de 2012 a 2018.

O famoso projeto dedicou-se à reconstruir os edifícios preservando a arquitetura antiga, principalmente aquela típica alemã, chamada de enxaimel. Assim, em 2018, o quarteirão foi aberto ao público e hoje recebe milhares de pessoas que visitam o local, frequentam seus comércios e se transportam no tempo!

Conheça os Museus de Frankfurt

São muitos museus que Frankfurt oferece e todos ficam localizados bem próximos uns dos outros, o que facilita bastante a visita!
Se você não tiver muito tempo na cidade, a dica é visitar o Museu Städel, que reúne uma coleção incrível de obras e ainda uma bela arquitetura para ser contemplada!

Mas, se você está com tempo na cidade e quer visitar ainda mais museus, você ainda pode colocar na sua lista sobre o que fazer em Frankfurt, alguns museus mais modernos como: Museu de Artes Aplicadas (Museum für Angewandte Kunst), o Museu das Culturas do Mundo (Museum der Weltkulturen), o Museu Alemão do Cinema (Deutsches Filmmuseum), Museu da Comunicação (Museum für Kommunikation)  e o Museu Alemão da Arquitetura (Deutsches Architekturmuseum).

Para os amantes de literatura, ainda poderão conhecer a casa onde viveu o famoso autor alemão, Johann Wolfgang von Goethe, que é um passeio bem interessante e rápido que poderá ser feito antes ou após o almoço, por exemplo.

E se nenhuma das opções acima te agradar, não se preocupe! A prefeitura de Frankfurt separou todas as opções de museus que a cidade oferece aqui e você poderá escolher a sua favorita!

Visite a Zeil Straße – a rua de compras em Frankfurt

Para aqueles que gostam de compras e arquitetura a Rua Zeil é um prato cheio! 

Além de lojas de marcas famosas, você poderá conhecer o maior shopping da cidade, o MyZeil que, não tem só tamanho, mas também uma bela arquitetura moderna que vale a visita!

Fonte: banco de imagens Pixbay

Prove a gastronomia local

Frankfurt não é conhecido como um pólo gastronômico no mundo, mas além das típicas comidas da Alemanha, você também encontrará pratos regionais, como o Grüne Soße (Molho de Ervas) e o famoso Apfelwein, que é o vinho de maçã, típico de Frankfurt!

Assim, para finalizar a lista sobre o que fazer em Frankfurt, inclua entre um passeio e outro uma visita ao Schawarzer Stern, um restaurante bem típico que no coração da Römerberg, onde você poderá provar as delícias locais.

Fonte: Frankfurter Grüne Soße  – © www.fotos-stadtlandfluss.de

E se ainda quiser montar um roteiro bem personalizado, você pode contar a com a ajuda do pessoal da German Routes, cuja sede fica lá em Frankfurt!   

E se quiser aproveitar a viagem e conhecer outras regiões da Alemanha, não deixe de ler também as nossas dicas para Berlim e a famosa região da Floresta Negra!

POSTS RELACIONADOS

Morar

Estudar na Alemanha, conheça as melhores universidades

20/03/2021
Visitar

Tudo sobre Colônia na Alemanha: o que fazer na cidade do carnaval alemão

03/03/2021
Morar

Salário mínimo na Alemanha, é possível viver com ele?

21/02/2021