Estudar na Alemanha, conheça as melhores universidades

Estudar na Alemanha, conheça as melhores universidades

20.03.2021

A boa reputação do ensino alemão é um dos motivos que faz com que muitos estrangeiros escolham estudar na Alemanha, seja para fazer o ensino superior, um mestrado, doutorado ou até mesmo para estudar a língua alemã. Pensando nisso, separamos aqui uma lista das melhores universidades para você poder escolher o seu futuro!

Como saber em qual universidade estudar na Alemanha?

São inúmeras opções que você poderá escolher!

Se nenhuma das Universidades que vamos falar por aqui te agradar, os sites QS World University Rankings e The World University Rankings (THE) divulgam anualmente as listas com as melhores universidades do mundo! Nos dois sites será possível comparar e conhecer a melhor opção para os seus estudos! Por aqui, vamos separar as 5 melhores!

Mas antes de tudo, para você saber em qual universidade estudar na Alemanha, algumas questões deverão ser levadas em consideração: 

Sua área de estudo  

Cada estado na Alemanha possui uma característica própria e, dependendo do ramo de estudo, a localização da universidade te proporcionará maior experiência prática, além de maiores oportunidades. Por exemplo, se você é da área de finanças, Frankfurt poderá ser um bom destino para você.

Custo de vida 

Cidades mais caras, como Munique, Frankfurt, Colônia e Hamburgo, por exemplo, dependerão de uma programação financeira um pouco maior, já que o custo com aluguel, principalmente, poderá ser maior. 

Ensino público ou privado  

Desde 2016 as universidades estatais da Alemanha são basicamente gratuitas, sendo exigida apenas uma uma taxa semestral, para a realização dos cursos. 

Por outro lado, há grandes ofertas de estudos de qualidade, oferecidos por universidades privadas também e, dependendo, poderá ser mais vantajoso investir em uma, pois ela poderá oferecer uma melhor estrutura e maiores oportunidades para o estudante estrangeiro, inclusive ajudando em questões burocráticas – mas pesquise bastante antes de fechar com uma universidade privada, pois assim como no Brasil, as estatais tendem a ter melhor reconhecimento.

Língua  

A maioria das universidades oferece cursos tanto em alemão, quanto em inglês, alguns 100% em inglês e outros, um mix entre inglês e alemão, e para todas você deverá provar proficiência na hora de se candidatar – nível mínimo de B1 (intermediário/avançado). 

Se você não se sente seguro em fazer um curso todo na língua alemã, prefira os cursos ministrados em inglês, para não ter erro, mas saiba que nem sempre você encontrará tantas opções.

Bom, pontos a serem considerados, já levantados! Agora é hora de irmos para a nossa lista com as melhores universidades da Alemanha!

As melhores Universidades da Alemanha

Universidade em Bonn

Com base nos sites que falamos acima, separamos algumas Universidades alemãs, que ficaram nas melhores colocações, porém, não vamos falar na sequência que elas foram classificadas, pois preferimos separar as 5 melhores de cada região da Alemanha. Vamos lá!

1- Ludwig-Maximilians-Universität München – LMU

A LMU foi fundada em 1.472, ou seja, são mais de 500 anos de história!

Hoje ela é reconhecida como uma das principais instituições acadêmicas e de pesquisa da Europa. 

A universidade oferece uma grande diversidade de campos de estudos, que variam desde a área de humanas, até estudos culturais, direito, economia, ciências sociais, bem como medicina e ciências naturais.

Focada em pesquisa, da LMU já saíram 14 pessoas que ganharam o Prêmio Nobel, sendo o último recebido em 2007, em Química.

2- Humboldt-Universität zu Berlin

A famosa Universidade de Humboldt, umas das mais prestigiadas do mundo, ganhou fama após seus ilustres frequentadores terem ganhado o mundo! Dentre eles, estamos falando de Albert Einstein, que foi professor na universidade, e Karl Marx, que estudou nela!

Ela existe há mais de 200 anos e a Universidade alemã que fica no coração de Berlim, tem uma reputação mundial nos campos das artes e das humanidades. 

A influência acadêmica de Humboldt já educou 29 ganhadores do Prêmio Nobel, incluindo Max Born, que ganhou o prêmio de física em 1954; Theodor Mommsen, que ganhou o prêmio de literatura em 1902; e Wassily Leontief, que ganhou o prêmio de economia em 1973.

3- Universität Heidelberg

Considerada a universidade mais antiga da Alemanha, fundada em 1.386, a Universidade de Heidelberg , assim como as anteriores, é estatal e oferece cursos em diversas áreas, desde humanas até medicina.

Ela fica localizada no sul da Alemanha, no estado de Baden-Württemberg. Com seu lema “Semper apertus” – “sempre aberto” – a instituição visa trabalhar com espírito de abertura e tolerância para com os indivíduos e as idéias, ou seja, um ambiente muito convidativo aos estrangeiros que desejam estudar na Alemanha. 

Onze professores da Universidade de Heidelberg receberam um Prêmio Nobel desde que o prêmio foi estabelecido em 1901. 

4- Rheinische Friedrich-Wilhelms-Universität Bonn

A Universidade de Bonn, oficialmente denominada Universidade Rhenish Friedrich Wilhelm de Bonn, foi fundada em 1.818, e homenageou rei prussiano Friedrich Wilhelm.

Apesar de ter sido criada em uma época de pensamentos livres, durante a segunda guerra mundial, os nazistas forçaram muitos intelectuais e dissidentes judeus a deixarem seus locais de estudos nos bancos universitários, e com os bombardeios, a Universidade foi destruída em 1.944.

Após ser reconstruída, os estudantes retornaram e hoje, a Universidade de Bonn está entre as principais universidades de pesquisa do mundo. São mais de 35.000 estudantes, dos quais mais de 4.000 são internacionais, além de ter 4.500 funcionários acadêmicos. 

As disciplinas que mais ganham destaque na Universidade são:  Matemática, Física, Astronomia, Economia, Biociências e Filosofia. 

Assim como as outras universidades que já falamos aqui, de lá também saíram ganhadores do Prêmio Nobel: Wolfgang Paul em 1989 para Física e Reinhard Selten em 1994 para Economia.

Ao todo esta Universidade oferece mais de 90 programas de graduação, sem contar que ela está localizada na cidade de Beethoven, que já falamos aqui!

5- Universität Hamburg

Ao norte do país e na cidade que é considerada a porta da Alemanha para o mundo, a Universidade de Hamburgo é uma ótima opção para quem quer estudar na Alemanha.

A universidade é a maior instituição de pesquisa e educação do norte da Alemanha e conta com inúmeras opções de cursos, em diversas matérias, que variam desde Direito, Economia e Ciências Sociais, até Matemática, Informática, Ciências Naturais, além de Psicologia e Ciência do Movimento Humano, entre outras opções que totalizam 170 programas de graduação, sem contar os programas de mestrado e doutorado.

Além disso, a Universität Hamburg mantém vários museus e coleções, tais como o Museu Zoológico, o Herbarium Hamburgense, o Musuem Geológico-Paleontológico, o Jardim Botânico e o Hamburg Sternwarte, o que garante um equilíbrio entre as vidas acadêmica e cultural.

Mas afinal, como é estudar na Alemanha como um estrangeiro?

Depois de conhecer esta breve lista de algumas das melhores universidades da Alemanha, quando decidir em qual você vai querer estudar, é importante lembrar que, sendo estrangeiro, não detentor de um passaporte europeu, você deverá ter um visto, para poder estudar na Alemanha.

A Alemanha oferece diversos tipos de vistos para estudantes, que variam desde visto para cursos profissionalizantes, até vistos para curso intensivo de alemão, intercâmbio escolar e visto de estudante para o ensino superior e doutorado. 

Basta saber qual se aplicará para o seu caso, para poder se programar com os papéis e burocracias e, quando estiver tudo pronto, fazer as malas e partir para a terra germânica! Lembre-se que se precisar de ajuda, conte com nossos serviços!

E depois de você estar com o visto em mãos, vale falar que a Alemanha costuma ser um país receptivo para os estrangeiros. Claro que nem tudo são flores e, assim como em qualquer lugar do mundo, existem pessoas que não recebem bem imigrantes, mas são situações muito pontuais que não merecem servir para generalizar.

Além disso, poder contar com um estudo em uma Universidade Alemã no Currículo, com certeza te garantirá boas oportunidades e crescimento profissional e pessoal, afinal, estudar nunca é demais!

POSTS RELACIONADOS

Morar

Como levar o meu cachorro para a Alemanha

10/09/2021
Visitar

Minijob na Alemanha: o que é e como funciona

03/09/2021
Visitar

Qual a melhor época para visitar a Alemanha

01/09/2021