Como funcionam as eleições na Alemanha

Como funcionam as eleições na Alemanha

09.10.2021

A Alemanha é um país que sempre recebe destaque na imprensa internacional e um dos motivos é pela influência política que o país possui no mundo. Com a tão divulgada saída da chanceler Angela Merkel do poder, vamos explicar aqui como funcionam as eleições na Alemanha, para você já se preparar, se um dia quiser residir no país.

As eleições na Alemanha funcionam como no Brasil?

A resposta para esta pergunta é que, em algumas partes, as eleições na Alemanha se assemelham com as eleições do Brasil, como no prazo, que ocorre a cada 4 anos, e pelo fato de ser uma eleição democrática, onde é o povo quem escolhe os seus representantes.

Entretanto, é somente nesses pontos que as eleições alemães se aproximam das eleições brasileiras, pois o sistema é bem diferente, a começar pelo voto, que na Alemanha não é obrigatório.

O sistema político alemão é considerado uma democracia parlamentar, ou seja, representa que o poder emana do povo e eles elegem seus representantes, que irão nomear os representantes dos altos escalões (chanceler e presidente).

Assim, as pessoas que votam na Alemanha vão para as urnas (que não são eletrônicas), a cada 4 anos, para eleger os membros do Parlamento Federal alemão, o Bundestag que, aliás, é um dos pontos turísticos mais visitados de Berlim, bem como os membros dos Parlamentos Estaduais.

Quando os eleitores votam, eles têm à disposição, dois votos: um voto distrital (que podemos comparar ao cargo de deputado estadual, no Brasil) e um outro voto, que é chamado de voto de legenda, que é votar em um partido. Um determina o representante no Parlamento Estadual e o outro no Parlamento Federal.

Quando o Bundestag, que é o Parlamento Federal, está completo com pelo menos 598 membros, aí então é que será nomeado o representante principal do Governo Alemão, cujo cargo, durante os últimos anos, foi ocupado por Angela Merkel.


Seguros Promo

Os partidos que existem na Alemanha

Como explicamos até aqui, os parlamentares que são eleitos pelo povo possuem um papel crucial para determinar o futuro do país. Assim, conhecer em qual partido votar é o que rege as eleições na Alemanha.

Atualmente a Alemanha possui inúmeros partidos, mas são 7 os que se destacam e ocupam cadeiras no parlamento alemão, sendo eles:

  • União Democrata Cristã (CDU) 
  • União Social Cristã (CSU)
  • Partido Social Democrata da Alemanha (SPD)
  • Aliança 90/Os Verdes (ou simplesmente Partido Verde)
  • A Esquerda (Die Linke)
  • Partido Liberal Democrático (FDP) e 
  • Alternativa para a Alemanha (AfD).  

Cada um dos partidos possuem ideais bem determinados e se você quiser conhecer um pouco mais sobre cada um deles, este artigo da DW (Deutsche Welle), explica as características de cada um.

Como é feita a apuração dos resultados eleitorais

Quando as eleições acabam, geralmente são realizados eventos para acompanhamento das apurações dos votos que elegeram os parlamentares.

Assim, logo que as urnas se fecham, os resultados são apresentados em poucas horas e os parlamentares eleitos devem se apresentar para a posse em até 30 dias após as eleições.

Então, como curiosidade, nas últimas eleições de 2021, o resultado ficou o seguinte: SPD 206, CDU / CSU 196, Verdes 118, FDP 92, AfD 83, Linke 39.

Bom, com este cenário, começam os movimentos para a escolha do novo chanceler que irá governar a Alemanha.

Quem escolhe o novo chanceler

Quando o Parlamento Federal alemão está formado é que começam as formações de alianças para que seja decidido quem será o novo rosto da Alemanha para o mundo.

Mas antes de irmos para os detalhes, vamos entender o que um chanceler faz.

O que é um chanceler?

Se você gosta do assunto ou simplesmente acompanha as notícias, a Alemanha nunca está representada por um presidente, como no Brasil, mas sim, por um chanceler.

Pois bem, o curioso é que a Alemanha possui um presidente, mas ele não cumpre um papel tão importante quanto o de um chanceler.

Em resumo, um Chanceler na Alemanha irá exercer todos os poderes executivos do país (como se fosse a figura de um presidente, que conhecemos no Brasil), com a diferença que ele sempre representará a liderança dos partidos que ocupam a maioria dos assentos parlamentares, que foram escolhidos em eleições populares.

O presidente da Alemanha, que também é nomeado pelos parlamentares, possui um papel muito menos representativo, agindo mais como uma figura simbólica de poder, quase como uma figura de rei. O presidente terá papel importante se, por exemplo, o Chanceler perder a sua liderança parlamentar e é necessária a formação de um novo governo.

A escolha do Chanceler Federal

Agora que você já sabe a importância de um chanceler, as eleições na Alemanha ganham outro nível de complexidade.

Os partidos que conseguiram ocupar cadeiras no Parlamento Federal, começam a negociar alianças para poderem ocupar pelo menos 50% dos assentos para garantir a nomeação do candidato que lhes interessar mais.

Ou seja, dos 598 assentos do parlamento, para um chanceler ser nomeado, mais 299 parlamentares deverão estar alinhados a favor de um único candidato.

Enquanto o chanceler não é nomeado, quem governa?

De acordo com a lei alemã, o Chanceler deve aguardar até a posse do seu sucessor para deixar o cargo.

Assim, durante este período, nada muda e o governo anterior permanece no mesmo lugar, mas todas as decisões de longo alcance não são tomadas durante a transição.

Posso votar na Alemanha como brasileiro (a)?

Se você possui a cidadania alemã você poderá votar nas eleições, para escolher os seus representantes políticos. 

E, ainda, se você possui a cidadania de algum país da União Europeia, desde que você resida regularmente na Alemanha, você também terá direito a votar nas eleições municipais e europeias, mas não poderá votar para as eleições Parlamentares Federais. 

Agora, se você não possui cidadania europeia, você não poderá votar na Alemanha.

Se você está pensando em morar na Alemanha, conhecer sobre a sua política e o perfil dos políticos que governam o país é essencial para você decidir os seus próximos passos e se o assunto de política alemã te interessar, este site aqui, fez uma página especial sobre o assunto.

POSTS RELACIONADOS

Morar

Como estudar de graça na Alemanha

17/11/2021
Morar

Onde ficar em Berlim: conheça os melhores bairros

06/11/2021
Morar

Como funciona o visto para curso profissionalizante (Ausbildung) na Alemanha

05/11/2021