Passeios para fazer de graça em Berlim

Passeios para fazer de graça em Berlim

17.10.2021

A capital da Alemanha por si só já é uma grande atração em vários sentidos, já que é um lugar que combina vida urbana, natureza, muita história e comidas do mundo todo. Se você quer conhecer esta linda cidade, mas está com o orçamento curto, vamos te dar dicas sobre passeios que podem ser feitos de graça em Berlim!

Além de ser uma cidade muito plana, onde é muito fácil de se locomover a pé, o sistema de transporte público também funciona muito bem e não é tão caro, quanto em outras cidades europeias, como Londres e Amsterdã, por exemplo.

Falando em transporte, até uma das linhas de ônibus de Berlim pode ser usada como uma forma de tour turístico barato, para você poder passear, pagando uma passagem. Estamos falando da linha 100! 

A linha passa pelos principais pontos turísticos da cidade, e a opção mais prática é sair da Alexanderplatz e ir até a Estação do Zoológico e, se você comprar um bilhete diário, você ainda poderá subir e descer do ônibus quantas vezes quiser!

Apesar de não ser uma atração de graça em Berlim, a linha 100 leva você para várias das atrações de que vamos falar!

Foto: Leandro Silva – https://theportraithaus.com/

O que fazer de graça em Berlim

Uma das lógicas da cidade de Berlim e da Alemanha, como um todo, é que tudo o que for relacionado à 2ª Guerra Mundial, como um memorial ou monumento ou construção preservada, não pode haver cobrança para a visitação.

Assim, se você é um amante da História, as coisas para fazer de graça em Berlim são um prato cheio!

Conhecer a cúpula do Parlamento Alemão – o Reichstag

Se tem um lugar que já passou por muita coisa, este lugar é o Parlamento Alemão. Depois que ele ganhou a sua cúpula de vidro, que foi idealizada por Norman Foster, como forma de marcar a reunificação alemã, bem como para simbolizar a transparência e o acesso que o povo possui aos representantes.

Mesmo se a história e a política não te interessam, o passeio ao Reichstag é um belo convite para belas vistas de Berlim além de ser um grande exemplo de arquitetura moderna.

Para visitar o local, você deve se programar, principalmente se você tem interesse em fazer a visitação guiada, que é muito interessante e vale muito a pena, mas possui menos disponibilidade e precisa de prévio registro Para quem quer só visitar a cúpula, é mais fácil de conseguir, mas também tem que se registrar previamente.

Para fazer o registro, você pode entrar diretamente no site do Parlamento, aqui.


Seguros Promo

Memorial do Muro de Berlim e East Side Gallery

A preservação do famoso muro que dividiu a capital alemã por quase 30 anos, está presente por vários pontos da cidade, mas, sem dúvidas, os dois pontos que mais lembram tal período são o Memorial do Muro e o East Side Gallery, ambas atrações de graça em Berlim, que vão te dar uma visão sobre como era a cidade, na época que estava dividida.

Se você gosta de andar, uma dica é começar pelo Memorial do Muro de Berlim e depois ir andando até o East Side Gallery, a maior galeria de arte a céu aberto do mundo. O passeio pode durar em torno de 1h30 e vale muito a pena!

Memorial do Holocausto

Talvez um dos lugares mais “pesados” da cidade, é uma das coisas de graça em Berlim que devem ser feitas.

Além da famosa obra de arte, formada por blocos de concreto de diversos tamanhos, que dão a sensação de caos e claustrofobia, a exposição em homenagem as vítimas do holocausto é comovente e merece cada minuto da sua atenção.

Assim que sair do memorial, você também poderá ir andando até o bunker onde o Hitler se escondeu e se matou,  no final da guerra, o Führerbunker. Não espere grandes coisas, pois hoje ele se tornou um estacionamento, mas é curioso, se você gosta de história e também é uma atração de graça em Berlim.

Portão de Brandemburgo + Bebelplatz + Ilha dos Museus

Considerado o portal da cidade de Berlim, o Portão de Brandemburgo é a atração mais conhecida da capital alemã, por ser um símbolo histórico!

Ao visitar Berlim, você precisa passar pelo Portão de Brandemburgo e quando passar por lá, a dica é ir andando até a Bebelplatz, que é uma praça que reúne os símbolos da educação e arte, já que abriga a famosa Universidade de Humboldt e a Ópera de Berlim. 

Além disso, a praça ficou famosa após terem sido queimados livros nela, na época do nazismo e, por isso, há uma pequena homenagem no centro da praça, onde pode ser vista através de um vidro, uma estante de livros vazia subterrânea e uma placa com uma frase de Heinrich Heine, escrita mais de 100 anos antes do nazismo, com os seguintes dizeres: “Onde se queimam livros, ao final queimam-se também pessoas.” 

E depois de você ter esta experiência, você pode continuar a sua caminhada até a Ilha dos Museus que, apesar de ter que pagar para visitar os museus, a ilha em si, vale a visita, por ser uma grande atração arquitetônica e histórica.

Essas três atrações de graça, estão resumidas neste mapa aqui.

Melhores passagens para Alemanha
Passagens aéreas saindo de
Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾

Visitar o primeiro bairro de Berlim: o Nikolaiviertel

Para finalizar a nossa lista, uma outra atração de graça em Berlim é conhecer um bairro que deu origem à capital alemã.

Apesar de Berlim não ser considerada uma cidade com características tão alemães assim, tal fato pode ser compensado quando você visitar este bairro que, na verdade, é mais um quarteirão.

A beira do rio, o bairro é muito bem preservado, já que teve de ser restaurado após a guerra, e além de lojinhas, restaurantes e museus, ele também abriga a Igreja de São Nicolau, que deu nome ao bairro e é uma ótima forma de você conhecer como era a cidade de Berlim no passado.

Foto: Leandro Silva – https://theportraithaus.com/

Roteiro em Berlim

Bom, existem inúmeras outras atrações de graça em Berlim e, inclusive, se você está programando uma viagem para a capital alemã, sugerimos um roteiro aqui, para você poder aproveitar este lugar incrível!

E por fim, se você for do tipo de turista que gosta de explorar lugares novos, quando vier visitar Berlim, uma dica é baixar o app Going Local Berlin, para dicas fora das rotas turísticas, fornecidas por locais!

Malas prontas?! Também não deixe de conferir nossas dicas sobre como viajar para a Alemanha.

POSTS RELACIONADOS

Morar

Como estudar de graça na Alemanha

17/11/2021
Morar

Onde ficar em Berlim: conheça os melhores bairros

06/11/2021
Morar

Como funciona o visto para curso profissionalizante (Ausbildung) na Alemanha

05/11/2021