Os principais empregos na Alemanha para Brasileiros

Os principais empregos na Alemanha para Brasileiros

06.05.2021

A disponibilização de vagas para estrangeiros tem aumentado muito na Alemanha nos últimos anos, e esta é uma ótima notícia para os brasileiros! Por isso, vamos te contar aqui quais os principais empregos para brasileiros na Alemanha, para você se animar e já começar as suas entrevistas!

Como brasileiro, posso conseguir trabalho na Alemanha?

Sim, você pode! 

Se você não possui um passaporte da União Europeia, você precisará de um visto para poder trabalhar no país, mas a boa notícia é que desde março de 2020 vigora na Alemanha uma lei que facilita a imigração de mão-de-obra especializada oriunda de países terceiros (que não pertençam à União Europeia). 

A lei pode ser alterada a qualquer momento, mas enquanto está vigorando, os brasileiros poderão se beneficiar dela!

Como funciona a Lei de Imigração de Mão de Obra Especializada?

A ideia da criação da lei foi justamente suprir a carência de mão-de-obra especializada que a Alemanha possui, que é proporcional à alta demanda que o mercado de trabalho alemão exige. 

Ou seja, com a facilitação concedida por esta lei de imigração, que prioriza, acelera e facilita a concessão de vistos de trabalho para imigrantes especializados de países terceiros, o Governo alemão busca trazer anualmente, aproximadamente 25 mil novos trabalhadores para terras alemãs!

Já pensou estar no meio desse número?

Para quem se aplica a lei?

A lei foi pensada para um grupo específico de pessoas, que são:

  • Todas as pessoas de países terceiros (fora da União Europeia);
  • Os formandos universitários;
  • Pessoas com uma formação profissional qualificada (comprovação de experiência profissional pode ser apresentada em algumas situações específicas, como na área de tecnologia, por exemplo).

Se você acha que poderá se beneficiar desta facilitação que o Governo Alemão proporcionou, vamos agora conhecer quais os principais empregos para brasileiros na Alemanha, para você já iniciar a sua busca!

Principais áreas de trabalho para brasileiros na Alemanha

O verbo “trabalhar” na Alemanha é obrigatório na cultura do país e se tem uma coisa que os alemães valorizam é uma boa mão-de-obra, responsável e qualificada para poder aquecer o seu mercado de trabalho e pagar os impostos direitinho.

São inúmeras oportunidades de trabalho que um profissional brasileiro poderá encontrar na Alemanha mas, ainda assim, há determinadas áreas onde as chances de se colocar no mercado aumentam ainda mais, são elas:

Áreas da Saúde

Sim, com uma população mais velha e que requer maior cuidado, se você possui formação em alguma área da saúde, os empregos para brasileiros na Alemanha poderão ser mais facilmente encontrados.

Entretanto, a única ressalva é que a maioria das profissões relacionadas à saúde na Alemanha, são regulamentadas (são reguladas por uma lei). 

Assim, se você se formou no Brasil ou em algum país terceiro, deverá passar pelo processo de homologação da sua formação, para equiparar o seu diploma com um diploma alemão.

Passado este processo, a obtenção do visto se torna mais tranquila e os empregos para brasileiros na Alemanha poderão ser mais facilmente encontrados, nas seguintes funções:

Médicos

Com altos salários e muito prestígio, os médicos brasileiros poderão facilmente encontrar trabalho na Alemanha. 

As regiões rurais são as que mais demandam mão-de-obra na área da medicina. 

E somente para você ter uma ideia, as chances são tão altas que, atualmente, trabalham na Alemanha cerca de 49.000 médicos estrangeiros, um número que é o dobro do que era em 2013, por exemplo.

Enfermeiros e cuidadores de idosos

Desde de 2020 tais profissionais nunca foram tão valorizados, mas infelizmente os salários ainda não são tão altos quanto os dos médicos! 

A carência de profissionais de enfermagem e cuidadores de idosos é uma grande chance de empregos para brasileiros na Alemanha.

A maioria dos empregos serão encontrados em asilos, hospitais e instituições de assistência.

Além do processo de homologação da sua formação, o profissional dessa área deverá ter conhecimento comprovado de alemão (níveis B2 ou B1 – intermediário/avançado).

Áreas de Engenharia 

Por ser muito industrializada e sede de grandes automobilísticas, incluindo a nova fábrica da Tesla, aos arredores de Berlim, a Alemanha valoriza um bom engenheiro para abastecer o seu mercado de trabalho!

As áreas variam desde a construção civil, até engenharia mecânica, automobilística e todas as áreas que se relacionam com o setor industrial, de forma geral.

Como engenheiro formado no Brasil, o profissional deverá também passar por um processo de equivalência do diploma na Alemanha, para certificar que a sua formação o qualifica na mesma proporção que um profissional formado em uma universidade alemã.

Áreas de Tecnologia da Informação (TI)

Sem dúvida nenhuma, a maioria dos empregos para brasileiros na Alemanha estará nas áreas relacionadas com a tecnologia da informação. 

Programadores e programadoras de plantão! Preparem seus currículos e comecem as entrevistas (e já iniciem a preparar as malas, pois o processo para vocês é rápido!)

Diferente das outras áreas, muitos profissionais que comprovarem pelo menos 5 anos de experiência, atuando em uma determinada área de tecnologia da informação, já poderão reunir qualificações para se aplicar para uma entrevista de emprego e, consequentemente, o pedido de visto, mas isto pode variar de caso para caso.

Cientistas e pesquisadores

Os profissionais brasileiros que possuem interesse em realizar pesquisas em suas áreas de estudo e atuação, serão muito bem-vindos na Alemanha!

Não são típicos empregos para brasileiros na Alemanha, mas com certeza são uns dos mais valorizados, tanto pelo setor privado, quanto público. 

Institutos como a Sociedade Fraunhofer e Sociedade Max Planck, oferecem vagas para cientistas realizarem projetos nas áreas biológicas, humanas, sociais, novas tecnologias e inovação são algumas das áreas que oferecem boas oportunidades.

Área de prestação de serviços em restaurantes e hotelaria

Se você possui formação em áreas relacionadas aos serviços de hotelaria, turismo e gastronomia, você também terá chances de conseguir um emprego na Alemanha, desde que atenda aos requisitos necessários para a obtenção do visto de trabalho.

Em outras palavras, a ideia é sempre você buscar emprego nas áreas da sua formação ou experiência profissional, para garantir maiores chances de obter uma oportunidade de trabalho.

Mas afinal, quais as profissões mais procuradas na Alemanha, de forma geral?

Mesmo após termos passado uma visão ideal dos profissionais brasileiros que a Alemanha deseja empregar, segundo o relatório publicado pelo site Statista, as áreas com o maior número de vagas na Alemanha são as seguintes:

1- Transporte e logística (exceto condução);

2- Áreas da Saúde;

3- Profissões nas áreas de mecatrônica, energia e elétrica;

4- Vendas;

5- Engenharia mecânica e automobilística;

6- Produção de metal, processamento e construção;

7- Educação e profissões sociais;

8- Profissionais de gestão empresarial e organização.

Além disso, um outro relatório, publicado pelo site Gehalt, indicou que há inúmeras vagas abertas no país para as seguintes áreas:

– Engenheiro em gestão de projetos;

– Desenvolvedor de software (backend);

– Consultor de TI;

– Administrador de sistema e rede;

– Enfermeiros e enfermeiras.

Ou seja, emprego não falta, mas falta mão-de-obra especializada para atendê-los. 

Então, se você é uma dessas mão-de-obras, a sua chance é agora de conseguir uma chance de trabalhar na Alemanha!

Onde procurar emprego na Alemanha?

Se você acha que terá chances de trabalhar na Alemanha, é hora de iniciar a saga pela busca do emprego perfeito!

Há diversos sites onde você poderá encontrar empregos para brasileiros na Alemanha e vamos te passar algumas dicas dos mais comuns e populares:

Quando encontrar o emprego dos seus sonhos, não se esqueça de contar com a nossa ajuda, no processo do seu visto!

POSTS RELACIONADOS

Morar

Os principais empregos na Alemanha para Brasileiros

06/05/2021
Morar

Como estagiar na Alemanha

05/05/2021
Morar

Viajar e trabalhar na Alemanha: Conheça o visto Working Holiday

17/04/2021