Como trabalhar com turismo na Alemanha

Como trabalhar com turismo na Alemanha

22.12.2021

Trabalhar com turismo na Alemanha pode ser uma grande oportunidade para quem deseja morar no país e ainda ter a chance de conhecer muitas pessoas, ter experiências incríveis e ainda ter contato direto com a história e cultura locais.

Em 2019, o setor do turismo chegou a ser responsável por gerar um faturamento de 93 bilhões de euros para a Alemanha, sem contar que, somente dentro da categoria hoteleira, trabalham cerca de 2,4 milhões de pessoas.

Assim, trabalhar na Alemanha em um setor que seja ligado ou influenciado pelo turismo pode ser uma grande oportunidade, já que além de hotéis, restaurantes, agências de viagem e trabalhos como guias de turismo, há muitas oportunidades também em empresas sediadas na Alemanha, que são do setor turístico.

Quais vistos são possíveis para trabalhar com turismo na Alemanha

Se você não é titular de um passaporte da União Europeia, você precisará de um visto para poder trabalhar na Alemanha.

A boa notícia é que não existe somente uma possibilidade de visto para quem deseja trabalhar com turismo na Alemanha, porém tudo vai depender do tipo de trabalho que você vai realizar. 

Assim, vamos citar alguns exemplos, que você poderá se beneficiar:

  • Visto Working Holiday – este tipo de visto é muito comum entre os jovens que querem trabalhar ao mesmo tempo que viajam pela Alemanha. Os principais tipos de trabalhos relacionados ao turismo, para este tipo de visto, são em hotéis e restaurantes.
  • Visto de trabalho – atualmente, o visto que é mais oferecido àqueles que desejam morar na Alemanha, é o visto Blue Card. Assim, para este tipo de visto, é melhor focar nas empresas que atuam no setor do turismo, como empresas aéreas ou até mesmo empresas de tecnologia relacionadas ao setor turístico.
  • Visto para curso profissionalizante (Ausbildung) – este tipo de visto é ótimo para quem está pensando em se aperfeiçoar ou iniciar um curso no ramo do turismo. Durante o período de formação é possível trabalhar (a depender da situação).
  • Visto de trabalhador autônomo – desde que você consiga atender às exigências do visto, é uma boa possibilidade para quem deseja atuar de forma independente no setor do turismo.
  • Visto de estágio – se você ainda está iniciando a sua carreira no Turismo e deseja ter uma experiência na Alemanha, talvez esta seja uma boa opção e, a depender do seu ramo de atuação, as vagas podem ser desde hotéis, até empresas do setor.

Bom, com o visto em mãos, basta fazer as malas e partir para trabalhar na Alemanha!


Seguros Promo

Quais as áreas de turismo que são tendência na Alemanha

Bom, como falamos antes, há diversas possibilidades para trabalhar com turismo na Alemanha, que variam desde guia de turismo, até trabalhar dentro de empresas que atuam no setor.

De qualquer forma, atualmente, principalmente em mundo de pandemia, o turismo interno na Alemanha passou a ser mais valorizado, então, para atuar no setor é importante saber que as seguintes categorias viraram tendência no país:

Turismo sustentável 

A consciência ambiental dos alemães é um exemplo, e é cada vez maior o número de pessoas que está buscando inserir a sustentabilidade em várias áreas da vida pessoal, incluindo o lazer! 

Assim, trabalhar na Alemanha em empresas e hotéis que oferecem tal tipo de turismo, que envolve desde passeios na natureza, utilizando transportes alternativos que não emitem CO2, até mesmo a escolha de hotéis e restaurantes que não sejam de grandes corporações, pode ser uma ótima oportunidade!

Uma dica é buscar se aprimorar em algum curso profissionalizante na Alemanha e, a partir dele, buscar trabalho em agências de viagem, hotéis ou, até mesmo atuar de forma autônoma oferecendo passeios personalizados.

Turismo terapêutico ou medicinal

Viajar já é relaxante, mas está cada vez maior a procura por viagens dedicadas ao autocuidado ou até mesmo para tratamentos médicos, já que a Alemanha possui o 4º melhor sistema de saúde do mundo!

Assim, trabalhar com turismo da Alemanha, com a proposta de proporcionar o relaxamento e o tratamento do turista, é uma das tendências atuais das pessoas que estão cada vez mais valorizando o bem-estar pessoal.

Quando se fala em relaxamento, as regiões de Baden-Baden e do Mar Báltico, com águas terapêuticas, proporcionam oportunidades no setor hoteleiro. Já quando se fala em turismo medicinal, destinado para aqueles que buscam tratamento médico na Alemanha, profissionais da área da saúde podem se beneficiar das oportunidades.

Turismo clássico

Chamo de turismo clássico aquele que todos conhecem, que é dedicado a receber os turistas internacionais que querem conhecer a Alemanha, para apreciar a sua cultura, arquitetura e sua história. 

As oportunidades para trabalhar na Alemanha dentro do setor do turismo clássico são diversas, principalmente em hotéis, restaurantes e comércio.

Empresas para se trabalhar com turismo na Alemanha

Bom, muitas empresas renomadas e jovens Startups atuam na Alemanha no setor do turismo, então, buscar vagas e oportunidades em referidas empresas pode ser uma boa oportunidade para você construir uma carreira na Alemanha.

  • Amadeus – é uma empresa que oferece tecnologia para empresas que atuam no setor turístico, como companhias aéreas, aeroportos, hotéis, ferrovias, ferramentas de busca, agências de viagem, operadoras de turismo e outros membros da indústria das viagens, visando melhorar as ferramentas de buscas, reservas etc. Apesar de não ser alemã, tem filial em Berlim.
  • GetYourGuide – também não é uma empresa alemã, mas possui filial em Berlim e, além de você buscar oportunidades diretamente na empresa, uma outra alternativa também é atuar como guia turístico pela Alemanha, através de referida empresa.
  • Omio – com sede em Berlim, a empresa se dedica a fazer comparações de preço e de transporte para diversos destinos do mundo.
  • Lufthansa – a queridinha da Alemanha, é a maior companhia aérea do país e oferece vagas para diversos lugares do mundo, incluindo onde fica a sua sede, em Frankfurt.
  • Dreamlines – empresa sediada em Hamburgo, dedicada aos cruzeiros, oferece diversas oportunidades  aos profissionais do setor de turismo.
  • Alltours – uma das maiores agências de viagem da Alemanha, ela possui lojas espalhadas pelo território alemão e oferece diversas oportunidades em diversos setores. O único detalhe é que a maioria das vagas vai exigir o alemão.
Melhores passagens para Alemanha
Passagens aéreas saindo de
Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾

Vale a pena trabalhar com turismo na Alemanha?

Depende! Esta pergunta não pode ser respondida dentro de uma situação pandêmica, já que o setor do turismo alemão sofreu muito, tendo uma queda no número de dormidas de 40% em relação a 2019, segundo o Federal Statistical Office.

Assim, a depender do tipo de trabalho que você for se dedicar e em qual lugar você for se candidatar para uma vaga, vale sim a pena trabalhar na Alemanha no setor turístico, mesmo porque a Alemanha é o 5º país mais visitado da Europa, o que o torna um bom investimento para os que querem atuar com turismo.

E se você quiser ajuda no processo de busca ou obtenção do visto para trabalhar na Alemanha, conte com a gente! 

POSTS RELACIONADOS

Morar

Como trabalhar com turismo na Alemanha

22/12/2021
Visitar

As tradições de Natal na Alemanha

20/12/2021
Morar

Seguro viagem para Alemanha: entenda a importância de adquirir

21/11/2021