Como se candidatar para uma vaga de trabalho na Alemanha

Como se candidatar para uma vaga de trabalho na Alemanha

14.06.2021

Buscar um emprego nunca é uma tarefa fácil, requer paciência e muita vontade, e se a vaga ainda é em outro país, a dificuldade poderá ser ainda maior! Por isso mesmo, hoje vamos te contar algumas dicas sobre como se candidatar para uma vaga de trabalho na Alemanha, para você já sonhar em fazer as malas!

Como encontrar trabalho na Alemanha?

Antes de se candidatar para uma vaga de trabalho na Alemanha, é importante conhecer onde conseguir essas vagas!

O método mais fácil para buscar e conhecer as vagas de emprego na Alemanha é buscando em sites onde as empresas na Alemanha costumam divulgar as suas vagas disponíveis! 

Por isso, aí vai a lista de sites por onde você poderá iniciar a sua jornada de busca de emprego na Alemanha:

Monster 

Além de contar com dicas sobre o mercado de trabalho alemão e ajudar muitas pessoas a encontrarem as suas carreiras dos sonhos, o site oferece muitas opções de vagas, na Alemanha toda!

Stepstone

Com um jeito “classicão” de site de busca de emprego, é um site bastante utilizado pelas empresas alemãs para a divulgação de vagas.

Berlin Startup Jobs

Focado em quem quer morar na capital alemã e busca se candidatar para uma vaga de trabalho na Alemanha que seja dentro da estrutura desafiadora e descontraída de uma startup! 

Germany Startup Jobs

Com a mesma característica do site anterior, mas com vagas que não se limitam à capital da Alemanha.

Indeed

Outro site clássico e muito comum para divulgação de vagas na Alemanha que é muito utilizado pelas empresas.

LinkedIn

A rede social corporativa está ganhando cada vez mais destaque na Alemanha, pois muitas empresas alemãs já estão utilizando a rede para poderem oferecer aos candidatos a opção de candidatura facilitada, onde o seu perfil do LinkedIn, com todas as suas características já faz metade do processo de candidatura para uma determinada vaga.

Como preparar um currículo para se candidatar para uma vaga de trabalho na Alemanha?

Chegou o momento! A vaga foi encontrada e você já possui um currículo prontinho! Mas será que ele está dentro dos padrões esperados pelo mercado alemão?

Aí vão algumas dicas para você adequar o seu CV e poder se candidatar para uma vaga de trabalho na Alemanha, tranquilamente.

1- A regra do jogo: objetividade!

Mesmo que você tenha muita experiência ou muitos cursos no seu currículo, um bom currículo e com melhores chances de ser aceito será aquele com no máximo 2 páginas, mas os mais atrativos mesmo são aqueles que estão em uma única página.

2- Valorize a sua imagem: capriche na foto!

A foto deixou de ser uma obrigação no Currículo, mas muitas empresas alemãs ainda preferem os candidatos que possuem uma boa foto no canto esquerdo de seus currículos. 

Então, se você ainda tem aquela foto de formatura no seu perfil do LinkedIn é hora de renovar e procurar um bom retratista para te ajudar, pode aumentar as suas chances de ser escolhido!

3- Sobre suas informações pessoais

Por mais que você tenha vontade de contar sua idade, estado civil, se possui filhos ou não, para se candidatar para uma vaga de trabalho na Alemanha, tais informações não são necessárias de colocar no Currículo. 

4- Em qual língua devo escrever o meu CV?

A dica é sempre escrever na língua em que a vaga foi publicada ou na língua oficial da empresa que, na Alemanha, muitas utilizam o idioma inglês como oficial, que é o caso de muitas Startups.

5- Atenção aos certificados!

Muitas empresas, na hora da candidatura, podem pedir comprovação dos cursos que você diz ter participado no currículo, então, não minta e se não tem o certificado para apresentar, não mencione que fez o curso ou tente obter o certificado.

Onde encontrar um modelo de currículo alemão?

Se após todas as dicas você ainda não sabe por onde começar, alguns sites oferecem modelos de currículo alemão, para você só adequar para a sua realidade. 

Alguns desses sites são o Lebenslauf Design e o CV Builder e se quiser ainda mais exemplos, procure no Google pela seguinte busca “Lebenslauf beispiele” (exemplo de currículo em alemão) e encontre aquele que melhor te agradar.

Para se candidatar para uma vaga de trabalho na Alemanha, precisa de carta de apresentação?

A resposta é sim! E saiba que esta prática é muito importante para você poder expressar os motivos pelos quais você quer aquela vaga e como você poderá contribuir para aquela empresa.

A carta de apresentação é o momento de você se promover de forma objetiva e sincera e ela serve como uma complementação do seu CV.

Então, aí vão algumas dicas para a sua carta de apresentação:

  1. Direcione a carta para a pessoa certa (para o recrutador ou departamento que está promovendo a vaga);
  2. Objetividade sempre (sua carta deve ser fácil de ler e deve atender ao que a vaga está ofertando);
  3. Escolha os detalhes e conquistas certos da sua carreira e que você tenha certeza que irão contribuir para a empresa e para a vaga que você está se candidatando;
  4. Sua carta deve ter começo, meio e fim e tudo deve fazer sentido e tudo deve caber em uma única página;
  5. Finalize sua carta com uma frase “call to action”, ou seja, que gere a vontade do leitor em entrar em contato com você (p.ex.: “Ficarei feliz em podermos conversar pessoalmente para uma entrevista”, “aguardo o seu feedback e me coloco à disposição para uma entrevista”)

Assim como para os currículos, há inúmeros modelos de Carta de Apresentação no modelo alemão que podem ser encontradas em busca pela internet, basta pesquisar por “Anschreiben beispiel” (exemplo de Carta de Apresentação, em alemão).

Posso me candidatar para uma vaga de trabalho na Alemanha, ainda no Brasil?

Se você não possui passaporte europeu ou algum tipo de visto que te possibilite viver na Alemanha e sua intenção é ter um visto de trabalho na Alemanha, as candidaturas podem ser iniciadas ainda no Brasil.

Para você poder obter o visto de trabalho é necessário já ter uma proposta ou contrato de trabalho assinado, então é crucial que você inicie a busca pelo emprego perfeito ainda no Brasil.

Se você não estiver encontrando nada, ainda há uma opção de você se candidatar para o pedido de visto de procura de emprego na Alemanha, que já falamos sobre ele aqui, e pode ser uma boa alternativa para você buscar o seu emprego ideal diretamente em território alemão.

E se precisar de ajuda no processo, não deixe de entrar em contato com nossa equipe, para te ajudar!


Seguros Promo

POSTS RELACIONADOS

Visitar

Minijob na Alemanha: o que é e como funciona

03/09/2021
Visitar

Qual a melhor época para visitar a Alemanha

01/09/2021
Morar

As 5 melhores cidades da Alemanha para morar

13/08/2021