Como o Governo Alemão está ajudando a economia durante a pandemia

Como o Governo Alemão está ajudando a economia durante a pandemia

05.06.2020
covid-alemanha

Morar na Alemanha durante a pandemia pode ser uma aula de como controlar crises! O histórico de guerras da Alemanha trouxe muitas coisas ruins, mas também trouxe o lado bom da experiência e do conhecimento do governo alemão sobre o que fazer em situações adversas.

Quando a recente pandemia mundial começou a ganhar força em território alemão, principalmente na região da Baviera – onde fica a cidade de Munique, uma das mais ricas da Alemanha, já era de conhecimento de todos que, além do sistema de saúde, a economia seria também a grande impactada. 

Com vasta experiência em contornar crises, o Governo Alemão já adotou as primeiras medidas de emergência e, em 23/03 anunciou um pacote de nada mais nada menos do que 750 bilhões de euros, para serem usados em programas de recuperação econômica. 

Entretanto, como nem tudo são flores, este valor significativo, quebrou a regra da Alemanha de “Schwarze Null” – “zero preto”, que é a obrigação de manter a situação de equilíbrio orçamentário e ausência de dívidas. Essas medidas, para a nobre causa de ajudar a população, foram divididas em curto, médio e longo prazos.

Ajuda de Curto Prazo: Ajuda imediata do Governo Alemão contra a pandemia!

Com todo este dinheiro disponível, a distribuição só poderia ser muito organizada, e tinha de ser rápida, para a economia não parar de girar. 

O primeiro montante liberado pelo Governo foi no valor de 50 bilhões de euros. Porém, antes de achar que era só entrar na fila do pão e pegar a sua porção, a ajuda não funcionou bem assim e ela basicamente foi direcionada para duas categorias: empresas pequenas e trabalhadores autônomos, que já estivessem regularmente inscritos no sistema de Finanças da Alemanha no ano anterior (2019).

Assim, pequenas empresas, com até 10 funcionários, tiveram direito a receber uma ajuda de até 15 mil euros e os trabalhadores autônomos, receberam de 5 mil a 9 mil euros, dependendo da atividade realizada. 

E sim, era só preencher um formulário online, com todas as suas informações pessoais e fiscais e o dinheiro era depositado na sua conta. Se quiser saber mais informações, é só acessar o site do Investitionsbank Berlin.

Há relatos de pessoas que chegaram a receber a ajuda financeira horas depois de terem realizado o pedido.

Para o custo de vida da Alemanha, talvez esta ajuda financeira imediata não dure tanto tempo, mas com certeza durará tempo suficiente para as coisas começarem a voltar ao normal, como está previsto para acontecer a partir de 04 de maio de 2020. E se você tem curiosidade para saber qual o custo para se viver na Alemanha, confira este post, para ter uma ideia.

Ajudas de Médio e Longo prazos: Outras medidas econômicas do governo Alemão durante a pandemia

Além da ajuda imediata, sabendo que a atual crise terá reflexos por muitos anos, o Governo alemão ainda criou um Fundo para socorrer empresas e disponibilizou 400 bilhões de euros para garantir dívidas, 100 bilhões de euros para empréstimos diretos ou compra de participação em empresas com problemas econômicos e outros 100 bilhões de euros para o financiamento do Banco estatal de investimentos. Além disso, prazos para pagamento de tributos foram flexibilizados.

Quarentena-alemanha

Já com relação aos salários, sabendo que a maioria dos empregados tiveram suas jornadas reduzidas, ou até mesmo suspensas por conta da pandemia e do apelo do Governo para que a pessoas ficassem em casa, muitas empresas puderam aderir a um programa no qual os salários de seus empregados foram complementados por dinheiro público. Este mesmo programa também já era conhecido pela Alemanha, quando esta passou pela crise de 2008 e foi repetido agora, porque na ocasião, funcionou muito bem!

Além disso, os inquilinos que não conseguirem pagar os valores do aluguel, estão legalmente protegidos contra despejos, pelo menos até quando durarem as medidas de contenção da crise pela pandemia.

O que mudou na economia alemã desde então?

As produções foram reduzidas, os trabalhadores deixaram as suas rotinas normais, mas a economia continuou girando, já que a população não se viu desamparada economicamente pelo Governo. 

Entretanto, apesar dos programas econômicos bem estruturados, a Alemanha estima que o impacto da pandemia será o pior desde 1949, quando acabou a Segunda Guerra Mundial e a previsão é que haja uma queda de 6,3% do PIB, estimando ainda o aumento do número de falências e mais de três milhões de desempregados.

No fim, o que é certo é que a pandemia é assunto sério em qualquer lugar no mundo e na Alemanha, apesar de ser a maior economia da Europa, não seria diferente e, como tal, também sofrerá as consequências durante alguns anos após a retomada da vida normal.
E se você estiver na Alemanha, e quiser saber informações oficiais sobre a pandemia em território alemão, confere o site oficial do governo neste link aqui.

POSTS RELACIONADOS

Morar

Aprender alemão de graça - saiba como!

17/08/2020
Visitar

Rota Romântica da Alemanha: castelos e paisagens de tirar o fôlego

08/08/2020
Visitar

Os 5 melhores lugares para passar a lua de mel na Alemanha

19/07/2020