Como funciona o visto para curso profissionalizante (Ausbildung) na Alemanha

Como funciona o visto para curso profissionalizante (Ausbildung) na Alemanha

05.11.2021

A Alemanha oferece inúmeros tipos de vistos para quem deseja trabalhar e estudar em seu território. Para quem está buscando conciliar estudo com trabalho, talvez aplicar para um visto de curso profissionalizante na Alemanha, seja uma boa alternativa!

O curso profissionalizante, também conhecido como Ausbildung, na Alemanha, funciona como uma espécie de curso técnico, que conhecemos no Brasil e a sua duração varia de acordo com o tipo de curso que você for fazer.

Fazer um Ausbildung na Alemanha é sinônimo de conciliar a teoria com a prática, e apesar do curso técnico não ser tão valorizado no Brasil, fazer um curso profissionalizante na Alemanha pode te garantir bons resultados e reconhecimento no mercado de trabalho alemão.

Como funciona o curso profissionalizante na Alemanha

Muitos jovens quando saem da escola, não necessariamente ingressam diretamente em uma universidade alemã, mas optam por fazer um curso técnico, que pode ser iniciado logo após o aluno ter concluído o equivalente ao Ensino Médio da Alemanha (Hauptschule).

Sem um diploma de conclusão de Ensino Médio é muito difícil conseguir ingressar em um curso profissionalizante na Alemanha e, mesmo se você estudou a vida inteira no Brasil, é necessário ter concluído o Ensino Médio para poder submeter o seu pedido de visto.

Se a alternativa te pareceu interessante, saiba que o Ausbildung na Alemanha é dividido em três categorias, que vamos falar a seguir.

Formação Dual ou Duale Berufsausbildung

Esta é a forma mais comum de curso profissionalizante na Alemanha, já que é uma modalidade que concilia o ensino teórico com o prático e ao final do curso, que dura em torno de 2 e 3 anos, a sua profissão é reconhecida pelo Estado.

As empresas que abrem vagas para pessoas que estejam cursando tais cursos, as empregam para que elas possam aprender, na prática, tudo aquilo que elas estão aprendendo na teoria. Em outras palavras, a sua rotina de trabalho é dividida entre escola e trabalho.

Depois da primeira metade do curso profissionalizante na Alemanha, você passa por um exame intermediário e ao final, por um exame de conclusão que, geralmente é em alemão e, a depender do seu resultado e também da sua performance no treinamento prático, você poderá ter o futuro da sua trajetória profissional garantido!

Formação apenas Escolar ou Schulische Ausbildung 

Ao contrário da outra modalidade, com a formação escolar, como o próprio nome já revela, a parte prática não ocorre dentro de uma empresa, mas dentro da própria escola.

Os cursos duram entre 1 e 3 anos e meio, e são ofertados em diversas modalidades que variam desde a área de tecnologia, saúde, até áreas artísticas.

Formação contínua ou Weiterbildung

Esta modalidade de curso profissionalizante na Alemanha é voltada para quem está buscando um aperfeiçoamento profissional ou até mesmo para quem está buscando uma mudança de carreira.

Os cursos são oferecidos em diversas áreas e têm duração entre 1 e 2 anos.

Depois das três modalidades que falamos acima, se você ainda não sabe qual opção melhor se encaixaria na sua realidade, você poderá tirar esta dúvida neste site aqui, que informa sobre todas as opções de Ausbildung na Alemanha.

Brasileiros podem fazer Ausbildung na Alemanha?

A resposta é sim e a Alemanha oferece um tipo de visto para isso, pois tem interesse em trazer mão-de-obra especializada para seu território.

Então, se sua ideia é viver na Alemanha, talvez tentar fazer um curso profissionalizante seja um bom caminho para você e, mesmo se você já mora em território alemão, a opção é uma ótima alternativa para você tentar se colocar no mercado de trabalho alemão.

Entretanto, se você não fez o ensino médio na Alemanha, além dos documentos e processo de visto, você também deverá passar pelo procedimento de validação do seu diploma escolar. Tal processo geralmente é feito através dos sites da Anabin e também do Anerkennung

Além disso, vale lembrar que, para fazer um Ausbildung na Alemanha é necessário comprovar o conhecimento da língua alemã que, em caso de curso profissionalizante qualificado é exigido, no mínimo, o nível B1 e, nos outros casos, normalmente é exigido o nível A2.

Ou seja, o ideal para fazer um curso profissionalizante na Alemanha, sendo brasileiro, é se planejar com antecedência, pois conseguir os níveis A2 ou B1 da língua alemã, requer tempo de estudo e preparação.


Seguros Promo

O que é necessário para pedir o visto de curso profissionalizante na Alemanha

Via de regra, os seguintes documentos devem ser apresentados no pedido de visto (com duas cópias):

  • Passaporte válido; 
  • Formulário “Requerimento de concessão de autorização de residência”;
  • Duas fotos biométricas atuais (3,5 x 4,5 cm com fundo claro);
  • Carta de motivação – similar a uma carta de aplicação para uma vaga de emprego;
  • Contrato de formação profissionalizante em alemão, assinado pelo empregador e empregado;
  • Cronograma do curso/da formação profissionalizante;
  • comprovante de conhecimentos da língua alemã ou comprovante de inscrição em um curso de alemão intensivo preparatório para o curso profissionalizante;
  • Comprovação de meios financeiros suficientes – os valores podem variar anualmente, mas atualmente (2021), o valor exigido para ser comprovado é no valor de 947€  líquido por mês, para o primeiro ano. 
    • Se o seu curso profissionalizante pagar menos do que este valor, você vai ter que comprovar que possui o valor complementar e, geralmente, tal valor deverá ser disponibilizado, através de conta bloqueada.
    • comprovante de seguro saúde.

Vale lembrar que os documentos acima não são os únicos que poderão ser exigidos no pedido de visto e o consulado poderá pedir outros, se sentir necessidade.

É fácil conseguir emprego com um Ausbildung na Alemanha?

Não existe uma resposta certa para esta questão, pois dependerá de muitos fatores.

De qualquer forma, quando você conclui um curso profissionalizante na Alemanha, as chances de você conseguir se colocar no mercado de trabalho são mais altas, principalmente se você optar por áreas que possuem mais carência de mão-de-obra na Alemanha, como áreas da saúde (enfermagem e cuidadores).

Se você quiser mais dicas sobre como trabalhar na Alemanha, também fizemos um artigo aqui, para te passar algumas dicas.

E se precisar de ajuda na condução do visto, conte com a nossa ajuda!

POSTS RELACIONADOS

Morar

Como estudar de graça na Alemanha

17/11/2021
Morar

Onde ficar em Berlim: conheça os melhores bairros

06/11/2021
Morar

Como funciona o visto para curso profissionalizante (Ausbildung) na Alemanha

05/11/2021