Como estagiar na Alemanha

Como estagiar na Alemanha

05.05.2021

Programas de estágio são uma porta de entrada para o mercado de trabalho. E se você começasse a sua carreira na Europa? Vamos te contar o que você precisa saber sobre como estagiar na Alemanha para já iniciar a sua jornada profissional em grande estilo!

Como funciona o estágio na Alemanha para brasileiros?

Se você não possui um passaporte da União Europeia, para poder estagiar na Alemanha, necessariamente, você deverá obter um visto de estágio, principalmente se o estágio tiver duração superior a 3 meses.

Para pedir o seu visto de estágio, os seguintes requisitos deverão ser atendidos:

  1. Você deve ser um estudante que está matriculado em uma universidade brasileira e, para isso, você e sua universidade/faculdade deverão apresentar os documentos que comprovem a sua matrícula ativa;
  1. Para estagiar na Alemanha você já deverá ter cursado, no mínimo, 4 semestres do seu curso;
  1. O estágio que você for fazer na Alemanha deverá estar diretamente relacionado com o seu curso universitário;
  1. O programa de estágio não poderá ter duração superior a 12 meses e você deverá receber por ele, no mínimo 720€ (bruto – sem descontar impostos) por mês, para uma jornada máxima de 40 horas semanais.

*Se o estágio não for remunerado (falaremos mais adiante sobre isso), você deverá apresentar meios financeiros que comprovem que você poderá se sustentar durante o seu período de estágio. 

Após atender todos os requisitos acima, vale lembrar ainda, que na Alemanha, como o estágio é considerado uma função que gera um vínculo empregatício, o tipo de estágio que você for fazer (mesmo se não for remunerado) deverá ser previamente autorizado por um órgão do governo chamado ZAV (Zentrale Auslands- und Fachvermittlung – Serviço de Colocação Internacional).

Mas como saber se meu estágio vai estar autorizado pelo ZAV?

Na verdade, tal função de verificar e pedir tal autorização cabe ao seu empregador, mas é sempre bom, você informá-lo do procedimento, pois nem sempre eles estão atentos sobre tais burocracias para a contratação de um estagiário estrangeiro. 

Por outro lado, mas ainda no tema de “estágio autorizado pelo ZAV”, se o seu estágio está autorizado e ele tem duração inferior a 3 meses, o visto não é necessário, mas você deverá se atentar aos outros requisitos que deverão ser atendidos, para pedir a sua autorização de residência, o que inclui basicamente os mesmos documentos de pedido do visto, a diferença é que para um, você apresenta os documento antes de ir para a Alemanha, e o outro você apresenta, já estando na Alemanha.

Bom, considerações feitas, mas como garantir sucesso na trajetória profissional, fazendo um estágio na Alemanha? Primeiro passo: achar uma oportunidade!

Onde encontrar vagas para estagiar na Alemanha

Há diversos sites de busca de emprego que também disponibilizam vagas para estágio que, em alemão, poderão ser procuradas como “Praktika” ou “Praktikum” e, também há diversas opções 

Alguns desses sites são:

Se você encontrar estágios que estejam sendo oferecidos na opção de não remunerados, não se assuste, pois esta é uma condição possível na Alemanha!

Entretanto, vale lembrar que o limite que o empregador possui para não pagar por um estágio é de apenas 3 meses, ou seja, por três meses você pode estagiar de forma voluntária, mas passou deste período, necessariamente você deverá receber pelo estágio.

Além disso, conheça seus direitos quando estagiar na Alemanha, pois os direitos trabalhistas são um pouco diferentes dos direitos praticados no Brasil. Por exemplo, o horário de almoço pode ser de apenas 30 minutos, não necessariamente você receberá um vale alimentação, enfim, é bom se informar antes de assinar um contrato às cegas.

Como estagiar na Alemanha sem falar alemão?

Se você fala alemão ou ao menos entende um pouco, está no nível B1 da língua, com certeza as suas chances de conseguir um estágio na Alemanha serão muito maiores.

Já demos algumas dicas aqui para você aprender alemão de graça e sem sair de casa, então, sem desculpas!

Mas se o alemão não é para você, mas mesmo assim é seu sonho conhecer e estagiar na Alemanha, algumas empresas aceitam estudantes estrangeiros que tenham excelentes conhecimentos na língua inglesa. 

Se for o seu caso, priorize se candidatar para empresas jovens e multiculturais que, geralmente, são as Startups.

Quais as áreas para estagiar na Alemanha?

Todos os setores do mercado de trabalho da Alemanha oferecem oportunidades de estágio, mas considerando o cenário atual, áreas relacionadas à Engenharia, Tecnologia, Marketing e Administração, são as áreas que mais oferecem vagas.

Assim, tudo vai depender muito da sua vontade de enviar Currículos e se candidatar para o maior número de vagas possível para tentar buscar aquela que melhor se encaixar no seu perfil!

Vale a pena iniciar um estágio na Alemanha?

Sim! Poder contar com uma experiência de estágio na Alemanha no seu Currículo, com certeza abrirá muitas portas para o seu futuro profissional.

Além disso, dependendo em que fase de estudos você iniciar o seu estágio, você ainda poderá ter a chance de ser efetivado na empresa em que estagiar e, de visto de estágio, você poderá receber um visto de trabalho!

E já sabe, se precisar de ajuda no processo para buscar o seu estágio perfeito, conte com a nossa ajuda!

POSTS RELACIONADOS

Morar

Como levar o meu cachorro para a Alemanha

10/09/2021
Visitar

Minijob na Alemanha: o que é e como funciona

03/09/2021
Visitar

Qual a melhor época para visitar a Alemanha

01/09/2021