Como é para um brasileiro morar na Alemanha

Como é para um brasileiro morar na Alemanha

12.07.2021

Morar na Alemanha é considerado um sonho para muitos brasileiros, mas como qualquer experiência fora do seu país natal, viver na Alemanha tem pontos positivos e negativos e é sobre eles que vamos te contar!

Como brasileiro(a), eu posso morar na Alemanha?

Claro! Brasileiros são muito bem-vindos na Alemanha, principalmente se você possui muita vontade de fazer parte do mercado de trabalho alemão.

A Alemanha é um dos países da Europa que mais precisa de mão-de-obra especializada para atender à demanda da sua economia. 

Como a população alemã não consegue suprir esta carência, eles precisam contar com a mão-de-obra estrangeira e é aí que os brasileiros encontram mais oportunidades para viver na Alemanha.

Se você é uma mão-de-obra especializada e não possui um passaporte da União Europeia, você poderá morar na Alemanha com visto Blue Card, por exemplo.

Agora, se você ainda não é especializado e quer se especializar na Alemanha, você também poderá estudar na Alemanha, com um visto de estudante, ou até mesmo buscar uma experiência que concilia férias com trabalho, que é o visto Working Holiday.

Enfim, oportunidades não faltam para você conseguir morar na Alemanha como brasileiro, basta encontrar o melhor tipo de visto que se aplica para a sua situação e fazer as malas.

Tenho passaporte da União Europeia, como funciona?

Para você que já possui a cidadania de um país da União Europeia, as portas estarão mais abertas ainda, pois basta pegar o avião e entrar em território alemão (fora de épocas de pandemia, obviamente).

Entretanto, apesar da facilidade aparente, há alguns procedimentos que também devem ser observados pelos cidadãos da União Europeia, quando decidem morar na Alemanha:

  • Você deverá ter um seguro de saúde (todos que entram na Alemanha com visto, já possuem o seguro, pois ele é um requisito para o pedido de visto);
  • Depois de 14 dias vivendo na Alemanha, com a intenção de morar, você deverá se registrar na prefeitura, para fazer o chamado Anmeldung (registro), para que seja gerado o seu número fiscal na Alemanha;
  • Reserve um bom dinheiro para usar no caso de qualquer imprevisto e sempre conte com um serviço rápido para trazer dinheiro do Brasil, como o Remessa Online, por exemplo, caso você precise pagar alguma coisa de última hora;
  • Se você iniciar alguma atividade autônoma, você deverá abrir uma atividade no Gewerbeamt (escritório do comércio) da cidade onde você estiver morando, e também no Finanzamt (“Receita Federal”), para emitir notas fiscais e ficar em dia com os impostos;
  • Se iniciar um trabalho em uma empresa, você não precisa se preocupar muito, pois geralmente, a empresa cuidará de tudo para você.

Em outras palavras, seja por visto ou com passaporte da União Europeia, os brasileiros devem passar por algumas burocracias para poderem morar na Alemanha.

Bom, passada esta fase, é só começar a morar e aproveitar o momento!

Como é a experiência de brasileiros que vivem na Alemanha

Viver na Alemanha tem muitos pontos positivos e alguns negativos também (como tudo na vida).

Bom, e pensando nisso, com base na experiência desta pessoa que vos escreve e na experiência de outros brasileiros, que chegaram aqui com visto de trabalho, visto de estudante e como cidadãos da União Europeia, listamos alguns desafios e vantagens de se viver na Alemanha sendo brasileiro (a).

Quais os maiores desafios de viver na Alemanha para os brasileiros?

Morar fora nunca é algo fácil, apesar de todo o “glamour” que possa parecer, sem contar os desafios que os brasileiros precisam enfrentar, principalmente nos primeiros anos de residência no novo país.

Alguns desses desafios são:

1) A língua alemã

Falar o idioma alemão é um diferencial para você viver mais tranquilamente na Alemanha e conseguir se virar em todas as situações, das mais fáceis às mais difíceis.

Como qualquer novo idioma, aprender o alemão requer tempo e dedicação, por isso, tenha paciência, pois o processo pode durar por pelo menos um ano, para você ter o básico do idioma e vários anos para atingir o nível C2 (avançado). 

2) O frio

Morar na Alemanha é sinônimo de convivência com o frio por pelo menos 7 meses no ano, ou seja, prepare o armário de roupas, o estoque de vitamina D e, se te ajudar, algumas sessões de terapia, para poder se adaptar ao frio e à falta de luz solar durante o inverno.

3) Adaptação à nova cultura

Apesar dos alemães terem alguns costumes bem parecidos com os brasileiros, como o fato de serem amantes de futebol, comerem pãozinho francês, terem um grande carnaval em Colônia e gostarem de churrasco, o comportamento social é bem diferente!

Os maiores contrastes culturais são: a pontualidade, a formalidade e o silêncio. 

A pontualidade é assunto muito sério na Alemanha e chegar alguns minutos atrasado em um compromisso, pode significar perder o compromisso e não tem choro que faça alterar o cancelamento ou a perda de um trem. 

Já a formalidade é vista já nas primeiras conversas. Se você não conhece uma pessoa, você deve tratá-la com formalidade, a chamando de Sr./Sra. e é importante você sempre se identificar com o seu sobrenome, que é mais importante do que o seu primeiro nome, para muitas coisas aqui na Alemanha, inclusive para o seu endereço. 

Agora, o silêncio! Brasileiros são conhecidos como um povo alegre e que fala alto, assim como os latinos, espanhóis, portugueses e italianos. Pois então, o silêncio é algo que deve ser respeitado na Alemanha, principalmente aos domingos e todos os dias após às 22h00. 

Desrespeitar as regras do silêncio pode gerar desavenças com vizinhos e problemas com o Ordnungsamt, que é o órgão responsável por manter a ordem nas cidades alemãs, além da polícia.

4) Preconceito

Infelizmente o preconceito existe em qualquer lugar do mundo e aqui na Alemanha não seria diferente.

Entretanto, vale lembrar que os casos de pessoas que sofreram preconceito não são tão comuns e quando ocorrem, não são sofridos somente por brasileiros, mas por qualquer pessoa que não seja alemã, mas isso não pode ser considerado como normal e passar por isso é assunto sério e deve ser comunicado às autoridades.

Qual o lado bom de se viver na Alemanha

A Alemanha é um dos países com melhor qualidade de vida para se viver na Europa. 

A segurança, a qualidade de ensino e os benefícios que o país oferece aos seus residentes compensam as dificuldades da língua e do frio.

Poder morar na Alemanha, nem que por apenas um período da sua vida, com certeza é uma experiência única que vai fazer você enxergar a vida sob outra perspectiva.

O país possui uma cultura muito diferente da brasileira e a forma como a Alemanha lida com situações, como saúde, meio ambiente e políticas públicas, são bem diferentes da forma como tais assuntos são tratados no Brasil, o que te permite ter uma outra visão de mundo.
Se você ficou com vontade de ter esta experiência, pode contar com a nossa ajuda, para a sua mudança!


Seguros Promo

POSTS RELACIONADOS

Visitar

Minijob na Alemanha: o que é e como funciona

03/09/2021
Visitar

Qual a melhor época para visitar a Alemanha

01/09/2021
Morar

As 5 melhores cidades da Alemanha para morar

13/08/2021