Como funciona o Blue Card na Alemanha

Como funciona o Blue Card na Alemanha

10.05.2021

Se você se considera uma mão de obra qualificada e está pensando em trabalhar na Europa, vamos te contar aqui, tudo o que você precisa saber para conseguir o famoso Blue Card na Alemanha e, assim, conseguir vantagens exclusivas! 

Afinal, o que é o Cartão Azul da União Europeia?

Não é novidade para ninguém que a Europa é um continente que sempre está precisando de mão de obra para suprir a demanda do seu mercado de trabalho. Na Alemanha não seria diferente. 

Segundo o portal deutschland.de, a Alemanha possui uma deficiência de 1,2 milhões de trabalhadores em seu mercado. 

Mas precisa de qualquer mão de obra? Na verdade não! O que os países do bloco buscam, principalmente quando criaram o programa do Cartão Azul, é incentivar a vinda de mão de obra qualificada para o continente europeu.

E foi exatamente por isso que o Cartão Azul foi criado e  virou um sonho de consumo de muitos estrangeiros que não possuem cidadania europeia.

Profissionais que são classificados como mão de obra qualificada podem submeter o pedido pelo Blue Card e, se aceito, poderá garantir o direito de residir e trabalhar em território europeu, além de receber a possibilidade de conseguir uma residência permanente em menor período, além de outros benefícios.

Por ser um programa que vale para todo o bloco europeu, vale lembrar que cada país possui suas próprias regras com relação ao Cartão Azul, e se você quiser conhecer um pouco mais, você poderá fazer uma comparação no Portal da Imigração da UE e, mais especificamente, para o Blue Card na Alemanha, você poderá também obter mais informações oficiais aqui.  

Quem pode solicitar o Blue Card da União Europeia?

Como falamos antes, se você se considera uma mão de obra qualificada, você terá mais chances de obter o Blue Card na Alamanha. 

Mas afinal, quem é considerado um profissional qualificado? 

No entendimento alemão, todo profissional que possui formação no ensino superior na sua área de atuação e comprovada experiência, que demonstre que aquele profissional entende do que está falando e fazendo, poderá ser considerado como qualificado. 

Ficou muito vago para você? Realmente o conceito é um pouco subjetivo, mas depois que explicarmos os requisitos para o pedido do Blue Card, talvez fique mais fácil de entender.

Bom, mas para te passar uma perspectiva, se você é um profissional das chamadas áreas MINT – Berufe (Matemática, Ciências Naturais, Engenharia e Tecnologia), que são as áreas mais demandadas no mercado alemão, suas chances de conseguir o Blue Card na Alemanha aumentam ainda mais.

Assim, quando você possui todas as qualificações acima e, por seu mérito, consegue um contrato de trabalho, com boa remuneração, você poderá ter direito a solicitar o seu Cartão Azul da União Europeia, desde que todos os demais requisitos sejam atendidos. 

Vamos detalhar um pouco mais, então.

Condições que devem ser atendidas para solicitar um Blue Card na Alemanha

Antes de sair tirando seu diploma da parede para você solicitar o seu Blue Card, você deverá atender às seguintes condições para realizar o pedido:

  1. Você deve ser um cidadão estrangeiro de país terceiro (não pode ter cidadania europeia, pois se tiver, não precisa de visto para morar e trabalhar na Alemanha);
  1. Você deverá ter um diploma universitário que seja reconhecido na Alemanha e possa ser comparável com um diploma alemão. Em outras palavras, o curso da sua formação deve garantir que você possui as mesmas qualificações e conhecimentos de um profissional que estudou na Alemanha.
  • Como fazer isso? Você deve estar se perguntando. Basta entrar no site dedicado para este tipo de Reconhecido e seguir os passos e também poderá obter mais informações sobre isso no site da ANABIN, que é o órgão responsável por reconhecer cursos estrangeiros na Alemanha, mas se achar tudo isso muito complexo, pode contar com a nossa ajuda!
     
  1. Você já tem uma oferta de trabalho específica em uma empresa na Alemanha, ou seja, na hora de submeter o seu visto, você já deve ter uma proposta ou contrato de trabalho na Alemanha.
     
  2. Salvo raras exceções, o trabalho que você for desempenhar na Alemanha  deve ser adequado à sua formação universitária.
     
  3. O mais importante para determinar se você poderá ter um Blue Card: o valor do salário! O seu contrato deverá ter os seguintes valores (que atualizam todos os anos):
  • Um salário anual bruto de pelo menos 56.800 euros (em 2021); ou
  • Um salário anual bruto de pelo menos 44.304 euros (em 2021), para os empregos nas áreas de Matemática, TI, Ciências Naturais, Engenharia e Medicina Humana.

Atendeu às condições acima? Vamos ver como pedir o Cartão Azul da União Europeia!

Como solicitar um Cartão Azul da União Europeia para a Alemanha?

A primeira recomendação é que o pedido seja feito antes de você entrar em território alemão (como turista, por exemplo). Assim, você poderá realizar o seu pedido em uma representação consular perto de você.

Os documentos que você deverá apresentar são os seguintes:

  • Cópia do passaporte;
  • Formulário “Requerimento de concessão de visto nacional” devidamente preenchido;
  • Uma foto biométrica atual 
  • Currículo descrevendo a formação e experiência profissionais em alemão ou inglês e em formato alemão (em formato de tabela e não um texto por extenso);
  • Comprovantes da qualificação (certificados, diplomas, etc.) acompanhados de tradução em língua alemã feita por tradutor juramentado;
  • Diploma alemão de conclusão do ensino superior ou diploma estrangeiro de conclusão do ensino superior reconhecido e comparável a um diploma alemão. 
  • Contrato de trabalho ou proposta vinculante de vaga de emprego com menção do salário bruto anual. 
  • Formulário preenchido e assinado pelo empregador: „Erklärung zum Beschäftigungsverhältnis“.  
  • Comprovante de seguro-saúde (poderá ser apresentado posteriormente após a aprovação do visto), mas para viajar para a Alemanha, quando o visto for aprovado, deverá ter seguro-saúde de viagem com cobertura mínima de 30.000 Euros ou 50.000 USD com validade a partir do dia previsto de chegada na Alemanha e por todo o período de validade do visto (normalmente 90 dias). 

Documentos separados! 

Quanto tempo demora para sair o visto?

O prazo deve levar em conta o período de avaliação e reconhecimento do seu diploma, o que deverá ser analisado caso a caso, mas de qualquer forma, o pedido de avaliação de todos os seus documentos para a concessão do visto poderá variar de 1 a 6 semanas.

Por quanto tempo vale o visto Blue Card na Alemanha?

O visto em si vale por 90 dias e, quando chegar na Alemanha, você deverá se dirigir ao escritório dos estrangeiros para pedir a sua autorização de residência.

Posso trabalhar em outra empresa quando já estiver na Alemanha?

O Blue Card é um tipo de visto que é vinculado com a empresa que o contratou e ele geralmente é concedido com base nas informações que foram passadas por esta empresa. Assim, mudar de emprego dentro dos dois primeiros anos do seu visto, significa que você deverá prestar contas para o escritório de estrangeiros de sua residência.

Quais são os direitos dos titulares do Cartão Azul europeu?

Como estrangeiro(a) titular de um Blue Card da União Europeia, você terá alguns direitos, como:

  • Condições de trabalho e de salário iguais aos nacionais da União Europeia;
  • Reconhecimento de diversos direitos sócio-econômicos;
  • Condições favoráveis para o reagrupamento familiar (você poderá trazer esposa, marido, companheiro(a) e filhos);
  • Possibilidade de obter uma Autorização de Residência Permanente, após menor prazo – na Alemanha, o titular do Blue Card poderá pedir após 33 meses e, se comprovar o nível B1 de Alemão, tal prazo poderá ser reduzido para 21 meses;
  • Liberdade para associação, filiação e adesão a uma organização representativa de trabalhadores ou empregadores, ou a qualquer organização cujos membros se dediquem a determinada ocupação, incluindo as vantagens proporcionadas por esse tipo de organizações;
  • Ensino e formação profissional, nos termos dos requisitos definidos na legislação aplicável (além de trabalhar, você também poderá estudar);
  • Reconhecimento de diplomas, certificados e outras qualificações profissionais, em conformidade com a legislação aplicável;
  • Disposições aplicáveis relativas à segurança social;
  • Pagamento dos direitos à pensão legal por velhice, adquiridos com base nos rendimentos e à taxa aplicável.

Em outras palavras, todos que possuem o Blue Card na Alemanha podem usufruir de bons direitos e vantagens que fazem com que o torne muito atrativo aos profissionais qualificados, que possuem a intenção de morar e trabalhar na Europa!

Quero o meu Blue Card na Alemanha! Onde acho emprego?

“Achar emprego”, dependendo da sua área, talvez seja o critério mais difícil de ser atendido, mas não é impossível! Abaixo, há dicas de alguns sites que poderão te ajudar na busca na Alemanha:

Além disso, como a Europa possui muito interesse em atrair mais e mais profissionais para o seu território, foi criado um programa, chamado EURES, que é um portal onde você poderá encontrar inúmeras vagas de emprego anunciadas, para todos os países da União Europeia.

Criando uma conta por lá, você poderá incluir o seu Currículo e buscar vagas e empregadores que poderão se encaixar no seu perfil! 

O programa oferece até mesmo aconselhamento, indicando profissionais que poderão te orientar sobre o mercado de trabalho do país onde deseja morar.

Precisa de ajuda para tirar o visto Blue Card na Alemanha? Conte com a gente!

POSTS RELACIONADOS

Morar

Os principais empregos na Alemanha para Brasileiros

06/05/2021
Morar

Como estagiar na Alemanha

05/05/2021
Morar

Viajar e trabalhar na Alemanha: Conheça o visto Working Holiday

17/04/2021