Autobahn: como funcionam as autoestradas da Alemanha
04.02.2022Se você já ouviu falar sobre as famosas autoestradas da Alemanha, onde não existe limite de velocidade, saiba que existem muitos mitos e realidades sobre elas, que vamos te contar aqui!
Atualmente, são quase 13.000 km de estradas alemãs de alta velocidade, também conhecidas como Autobahn. Por serem estradas federais, elas são identificadas pela letra “A” mais um número, como a A7 (Autobahn 7), que corta a Alemanha do Norte ao Sul.
A maioria das autoestradas da Alemanha são formadas por duas, três ou até quatro faixas em cada sentido, além de uma faixa de emergência permanente. Além disso, tais estradas alemãs contam com uma polícia própria, a Autobahnpolizei, que tem a função de monitorar a velocidade média dos carros e garantir a segurança.

Por que as autoestradas da Alemanha são tão famosas?
Primeiro é um mito dizer que as Autobahnen foram criadas por Hitler, então a fama não pode se originar daí. Elas surgiram após a Primeira Guerra Mundial, na República de Weimar, em 1.932. Quando o nazista assumiu o poder, em 1.933, ele continuou a expansão das estradas alemãs, para desenvolver o país.
Após a Segunda Guerra Mundial, a Guerra Fria (que dividiu o território alemão) e muita história, o sistema das autoestradas da Alemanha ficou conhecido mundialmente, por, curiosamente, não possuir limite de velocidade.
Assim, as estradas alemãs ganharam a fama e atraem turistas do mundo todo, que querem ter a experiência de dirigir em alta velocidade, sem medo de levar multa.
Como saber se você está em uma Autobahn na Alemanha?
Nem todo o sistema rodoviário da Alemanha é formado por estradas de alta velocidade. Assim, as placas de sinalização irão te avisar quando você estiver em uma Autobahn na Alemanha.
Geralmente elas são sinalizadas com uma placa azul e, como falamos acima, elas estarão identificadas pela letra A e um número. Estradas regionais, que não estradas alemãs de alta velocidade, são sinalizadas com A e mais dois números (A52) e outras estradas menores, com três números.
Assim, é importante se atentar às placas nas autoestradas da Alemanha, que possuem as seguintes sinalizações:

Ao sair de uma Autobahn na Alemanha você deverá tirar o pé do acelerador e se atentar aos limites de velocidade, normalmente.
Quais são as regras que se aplicam às autoestradas na Alemanha?
Bom, apesar de não terem limite de velocidade, isso não significa que você não deverá seguir algumas regras na Autobahn alemã.
Vale lembrar que, assim como qualquer estrada, as autoestradas de alta velocidade na Alemanha também oferecem perigos, passam por construção, tem congestionamentos, etc. Ou seja, é preciso ter muita prudência para dirigir pelas estradas alemãs, assim como em qualquer lugar do mundo.
Então, vamos às regras básicas que devem ser cumpridas:
Ultrapassagem pela direita
Não é permitido fazer ultrapassagem pela direita e a faixa da esquerda deve ser mantida “livre”, para que carros mais velozes possam fazer as ultrapassagens ou seguir viagem, sem causar acidentes.
Procure respeitar o limite de velocidade recomendado
Mesmo sendo famosas por não terem limite de velocidade, as autoestradas na Alemanha propõem um limite seguro de até 130 km/h. Entretanto, não se iluda que todos estarão na mesma velocidade, sempre haverá pessoas mais cautelosas e outras muito apressadinhas.
Quando tiver limite de velocidade, respeite tal limite
Assim como nas estradas brasileiras, alguns trechos da Autobahn estarão sinalizados com placas de limite de velocidade. Assim, atente-se aos seguintes símbolos de velocidade:

Saiba criar a faixa de emergência nas autoestradas da Alemanha – a “Rettungsgasse”
Em caso de emergência, você deverá contribuir para a criação de uma faixa para os veículos de emergência, como ambulâncias, carro de bombeiros ou da polícia.
Para que seja criada uma faixa reta, onde o veículo possa chegar rapidamente ao local do acidente, os motoristas são obrigados (por lei) a criarem a faixa de maneira organizada. Assim, se a autoestrada tiver apenas duas faixas, eles devem mover seus veículos para a extrema direita e a extrema esquerda. Se houver mais de duas faixas, os motoristas nas faixas do lado direito ficam na extrema direita, enquanto os motoristas na terceira ou quarta faixa esquerda ficam na extrema esquerda, ficando algo assim:

E se você for parado por algum motivo em uma Autobahn na Alemanha, normalmente você deverá apresentar os seguintes documentos:
- Carteira de habilitação válida – a CNH brasileira vale na Alemanha por até 6 meses, após a sua chegada ao país;
- Detalhes do registro do seu veículo – se for um carro alugado, você não deverá se preocupar com isso;
- Comprovante de seguro de carro – seguro na Alemanha é assunto sério, então esteja com todos os seguros em dia, inclusive o seu seguro viagem, principalmente se as autoestradas estiverem em seu roteiro;
- Identificação pessoal – que poderá ser o seu passaporte;
- Itens de segurança, que na Alemanha são: colete refletivo, triângulo de advertência e kit de primeiros-socorros (se o carro for alugado, esses itens deverão estar no veículo).
É seguro andar nas autoestradas da Alemanha?
A resposta é sim. A boa estrutura das autoestradas da Alemanha facilitam a vida dos amantes de velocidade, mas é sempre bom lembrar que é necessário ter muita cautela na direção.
Os alemães estão acostumados com a rotina veloz, então, mesmo quando você acha que está rápido, sempre haverá um veículo mais rápido ainda e, é com ele que você deve tomar cuidado para evitar acidentes.
Se você estiver pensando em turistar pelas autoestradas da Alemanha e quer cruzar o território alemão em alta velocidade, não se esqueça de contratar um seguro, antes de viajar!