As tradições de Natal na Alemanha

As tradições de Natal na Alemanha

20.12.2021

A época do ano que é querida por todos, é assunto sério em terras germânicas e as tradições de Natal na Alemanha são o que garantem que a data seja ainda mais especial.

São séculos de tradições natalinas, praticadas por milhares de gerações e que são preservadas até os dias atuais.

Passar o Natal na Alemanha é se sentir em um filme natalino, com muita luz, frio e, dependendo de onde você estiver, muita neve!

De onde surgiram as tradições de Natal na Alemanha?

Falar sobre a origem de cada tradição natalina na Alemanha daria um artigo exclusivo, mas o que se sabe, de forma geral, é que as principais tradições de Natal surgiram da junção de diversos acontecimentos históricos e religiosos.

O que se sabe é que o Natal, da forma como é celebrado hoje na maior parte do mundo, começou no século IV, quando a Igreja Católica decretou que o dia 25 de dezembro seria destinado para celebrar o nascimento de Cristo e se consolidou a partir do século XIX, quando a figura do Papai Noel surgiu, em homenagem à São Nicolau, um santo muito cultuado pela Igreja Luterana.

Entre culturas e práticas religiosas (católicas e protestantes) e algumas consideradas pagãs, as tradições de Natal na Alemanha são um acalento para passar o início do inverno severo e escuro do país.

Quais as principais tradições de Natal na Alemanha?

São inúmeras as tradições, mas vamos destacar somente 10 delas para você comparar com as tradições do Brasil.

Mercados de Natal – Weihnachtsmarkt

Foto: Pixabay

Há registros que o primeiro mercado de Natal na Alemanha foi registrado em 1434 na cidade de Dresden

Obviamente o mercado da época não deveria ter o mesmo formato e o tamanho que os mercados atuais possuem, mas já serviu para virar uma tradição no país. Passar pela Alemanha durante o Natal e não ir a um Weihnachtsmarkt (Mercado de Natal) é como se você não tivesse visitado a Alemanha!

Os mercados mais tradicionais possuem barracas de comidas típicas, artesanatos locais e atrações culturais, como apresentações de corais e grupos de dança, formando uma verdadeira experiência natalina!

Coroa do Advento

Foto: Pixabay

Uma das tradições de Natal na Alemanha que é encontrada em quase todas as casas do país é a coroa do advento.

A coroa é formada por quatro velas que devem ser acesas nos 4 domingos que antecedem o Natal. A tradição pede que a coroa seja decorada com plantas, como folhas de pinheiros, fitas e outras decorações que lembram o Natal.

Calendário do Advento

Ainda dentro do clima de Advento, há o calendário, mas não é qualquer tipo de calendário.

O Calendário do Advento possui 24 “portinhas” que devem começar a ser abertas a partir do dia 1º de dezembro e a última é aberta na véspera do Natal. A brincadeira é que para cada portinha há uma surpresa.

Atualmente, são diversos tipos de Calendários do Advento, que variam desde maquiagem, chás, até os mais tradicionais, que são de chocolate.

Árvore de Natal

Apesar de ser comum no mundo todo, segundo as tradições de Natal na Alemanha, o símbolo natalino deve ser decorado somente na véspera do Natal e deve ser desmontado no dia 6 de janeiro.

Segundo a história, há relatos que a tradição da árvore de Natal surgiu na Alemanha, quando as pessoas criaram o costume de levar os pinheiros para dentro de suas casas, para celebrar o solstício do inverno (no dia 21 de dezembro), como uma forma de celebrar a vida.

Sendo verdade ou não, o que se sabe é que ela se tornou um dos símbolos mais populares do Natal!

Biscoitos de Natal

Fazer deliciosos biscoitos de Natal é uma tradição alemã que ajuda a adoçar os dias natalinos.

São diversos sabores, tamanhos e formatos. Os biscoitos natalinos são feitos geralmente no dia 24 ou no dia 25 de dezembro, mas desde a metade de novembro, versões prontas já começam a ser vendidas nos mercados.

Os sabores mais comuns possuem muitas especiarias e são saborosíssimos!


Seguros Promo

Presépio

É comum durante o Natal, atores amadores fazerem a encenação do presépio para apresentar a história do nascimento de Jesus, para celebrar o Natal.

Foto: Weihnachtspyramide (arquivo pessoal)

Além disso, em todos os mercados de Natal e casas de decoração, é comum encontrar diversos tipos de presépio, incluindo uma versão bem típica que é a chamada “Pirâmide de Natal”, que é conhecida por ter um topo de catavento, decorado com a estrela cadente.

Troca de presentes na véspera do Natal

Assim como na maior parte do Brasil, a troca de presentes de Natal também é feita na véspera do Natal, na Alemanha.

A tradição não exige presentes caros e bem elaborados, podendo ser simples, as famosas lembrancinhas.

Lebkuchen e Glühwein

As duas coisas são típicas dos mercados de natal e não podem faltar na lista de tradições natalinas.

O Lebkuchen é um típico bolo/biscoito natalino que lembra um pão de mel com algumas especiarias. Na Alemanha, é comum encontrá-los pendurados nos mercados de Natal, com frases escritas e servem para presentear os mais queridos.

Já o Glühwein é uma bebida típica dessa época do ano, tendo por base o vinho e algumas especiarias também, o que faz lembrar o vinho quente brasileiro.

Melhores passagens para Alemanha
Passagens aéreas saindo de
Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾

Stollen – o Bolo de Natal Alemão

Foto: Pixabay 

A base de manteiga, frutas cristalizadas e açúcar, é um bolo típico da época natalina e é facilmente encontrado nos mercados.

Historicamente, há registros que o primeiro bolo surgiu na região de Dresden e, desde 2010, somente os bolos produzidos por lá podem ser chamados de “dresdner stollen”, já que este nome está protegido pelo direito europeu.

Versões mais modernas deste bolo levam recheio de marzipã ou também sementes de papoula. 

Ganso e/ou Salada de Batata com Salsichas

Foto: Pixabay

A ceia típica de um natal alemão pode variar entre um prato mais elaborado, como ganso, que geralmente era comum entre as famílias mais ricas, ou a famosa salada de batata, repolho e salsichas, para as famílias mais simples.

Atualmente, a tradição continua, mas o ganso se tornou mais popular e acessível, apesar da batata e da salsicha ainda serem as queridinhas da cultura germânica.

POSTS RELACIONADOS

Morar

Como trabalhar com turismo na Alemanha

22/12/2021
Visitar

As tradições de Natal na Alemanha

20/12/2021
Morar

Seguro viagem para Alemanha: entenda a importância de adquirir

21/11/2021