As melhores empresas para se trabalhar na Alemanha

As melhores empresas para se trabalhar na Alemanha

12.06.2021

Se você está pensando em expandir as fronteiras da sua carreira profissional, separamos aqui uma lista das melhores empresas para se trabalhar na Alemanha, para você já preparar o seu currículo e a carta motivacional e começar a saga de entrevistas!

Como trabalhar na Alemanha

Se você é um cidadão brasileiro e não possui cidadania europeia, para ter autorização para trabalhar na Alemanha, você precisará de um visto de trabalho, o qual, para ser submetido, você já deverá estar com uma proposta ou um contrato de trabalho em mãos.

A Alemanha oferece algumas modalidades de vistos de trabalho e já falamos aqui sobre o visto Blue Card (o queridinho da Europa) e sobre o visto de procura de emprego.

O que ainda não tínhamos contado era sobre onde conseguir as melhores ofertas de emprego. Assim, para te ajudar na busca do seu emprego perfeito, separamos a lista das 10 melhores empresas da Alemanha, para você buscar as melhores oportunidades!

As melhores empresas da Alemanha

A lista foi feita com base na pesquisa que foi publicada pelo site Glassdoor, que é um site onde empregados atuais e ex-empregados avaliam anonimamente as suas empresas, fornecem informações sobre salários praticados no mercado e avaliam a qualidade de uma determinada empresa. 

Além disso, também tomamos como base a lista divulgada pela empresa mundialmente conhecida como avaliadora de empresas, que é a Great Place to Work, que publicou as melhores empresas da Europa e separamos aquelas que também possuem suas sedes e/ou filiais na Alemanha!

Bom, e depois de misturar as duas listas, você vai perceber colocações diferentes. Então, vamos explicar: separamos as 10 melhores empresas da Alemanha, segundo a pesquisa da Glassdoor e, na sequência indicada pela lista da Great Place to Work, também listamos as 10 melhores empresas que possuem filiais ou sede na Alemanha, mas informamos a real posição que elas ficaram, comparando com o mercado europeu todo.

Vocês irão perceber que as empresas são diferentes, o que é ótimo, pois garante maiores opções para você poder buscar vagas de emprego.

Explicações feitas, vamos para a lista!

Quais as melhores empresas para se trabalhar na Alemanha?

Para chegar no ranking das melhores empresas, os empregados foram estimulados a responderem sobre:

  • Os prós e contras de trabalhar naquela empresa;
  • Se os empregados possuem liberdade e são encorajados a aconselhar a administração;
  • Tiveram que avaliar critérios como: oportunidades de carreira, remuneração e benefícios, cultura e valores, equilíbrio entre vida pessoal e profissional; e
  • Por fim, eles tiveram que informar se recomendariam aquela empresa para um amigo ou não.

Obviamente que outros critérios muito mais complexos também foram avaliados, para chegar ao ranking final, mas, de qualquer forma, para você que está buscando informações sobre empresas na Alemanha, começar a buscar oportunidades nas melhores já é um grande passo, certo?

Assim, após a análise dos resultados, segue a lista com as 10 melhores empresas para se trabalhar na Alemanha:

#1RocheWorking at Roche#1SalesforceWorking at Salesforce
#2GoogleWorking at Google#3Hilton
#3PUMAWorking at PUMA#4MARS, Inc. 

#4MHP – A Porsche Company Working at MHP - A Porsche Company#6The Adecco Group
#5Siemens HealthineersWorking at Siemens Healthineers#7Daimler Mobility AG
#6VolkswagenWorking at Volkswagen#9Cadence Design Systems Inc.
#7SAPWorking at SAP#11SAS Institute Inc.
#8CapgeminiWorking at Capgemini#15Johnson & Johnson

#9PorscheWorking at Porsche#17W. L. Gore & Associates
#10BMW GroupWorking at BMW Group#24Chiesi


Seguros Promo

Como saber que uma empresa é boa para se trabalhar na Alemanha? 

Buscar vagas de emprego nas melhores empresas da Alemanha pode ser uma tarefa difícil e que requer muita paciência e persistência, mas também não é impossível!

Geralmente, as melhores empresas para se trabalhar na Alemanha já possuem um quadro favorável para seus funcionários, motivo pelo qual ocupam as listas das campeãs! 

Agora, se você não conseguir uma vaga em uma dessas empresas, vamos te passar algumas dicas que você poderá observar na hora de se candidatar para uma vaga de emprego na Alemanha, para você não passar apuros e garantir que aquela oportunidade realmente seja uma conquista e não um fardo na sua carreira profissional.

1- Pesquise sobre a empresa

Um dos primeiros pontos positivos de uma entrevista é quando você demonstra que conhece sobre a empresa! Então, pesquise sobre ela!

A dica é não se limitar ao site da empresa, mas pesquise também notícias sobre ela, eventuais escândalos, como por exemplo, o caso da Volkswagen que repercutiu negativamente no mundo todo (para não cometer nenhuma gafe) e também pesquise em sites como LinkedIn e o próprio Glassdoor.

2- Faça um “match” com a empresa

Muitas empresas na Alemanha prezam pela preservação do meio ambiente, pela diversidade e inclusão e também pelo equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Apesar de tudo ser muito bonito na teoria, muitas empresas também não observam isso e algumas que observam, não colocam isso em prática. 

Assim, na hora de se candidatar e depois de ter feito o dever de casa de pesquisar sobre a empresa, veja se os valores dela fazem um “match” com os seus valores pessoais, pois isto fará toda a diferença para você garantir mais sucesso na sua jornada profissional na Alemanha.

3- Conheça os seus direitos

Se você conhece um pouco sobre a legislação trabalhista do Brasil, saiba que a da Alemanha é um pouco parecida, com algumas coisas melhores e outras piores, mas conhecer a legislação brasileira já te garantirá uma base para você não ser enganado.

As melhores empresas da Alemanha, com certeza garantem bons benefícios e apoio jurídico aos seus empregados, mas nem sempre é assim, por isso é bom você conhecer os seus direitos.

Procure observar o seguinte:

  • O seu salário deverá ser equivalente ao salário de um funcionário alemão ou europeu que exerce a mesma função que você;
  • A carga horária não pode passar das 40 horas semanais (se passar, você pode ter direito a hora extra);
  • Em hipótese alguma você poderá sofrer preconceito;
  • O empregador deverá pagar parte do seu seguro saúde e recolher os impostos devidos;
  • Nunca inicie o emprego sem antes ler e assinar um contrato de trabalho.

Bom, depois de tudo isso que falamos, encontrar uma boa empresa para se trabalhar na Alemanha será fácil, então, prepare o Currículo e a Carta Motivacional e que comecem as candidaturas!

POSTS RELACIONADOS

Morar

Como se candidatar para uma vaga de trabalho na Alemanha

14/06/2021
Morar

As melhores empresas para se trabalhar na Alemanha

12/06/2021
Morar

Como funciona o Blue Card na Alemanha

10/05/2021