As 5 melhores cidades da Alemanha para morar

As 5 melhores cidades da Alemanha para morar

13.08.2021

Se você está planejando deixar o Brasil, que seja para morar em um bom lugar no mundo, certo? Pensando nisso, vamos te apresentar algumas opções, apresentando as 5 melhores cidades da Alemanha para morar, para você já começar o seu planejamento.

Quais critérios levar em conta para escolher as melhores cidades da Alemanha?

Já falamos aqui como é para um brasileiro viver na Alemanha e comentamos como viver no país pode ter lados muito bons e outros nem tanto.

De qualquer forma, quando você deseja viver na Alemanha, o país oferece tantas opções de lugares e cidades incríveis, que é difícil escolher o lugar perfeito para iniciar uma nova vida fora do Brasil e há quem diga que o lugar perfeito para morar na Alemanha é aquele que você escolheu viver (não tem erro)!

Mas, como sabemos que a tarefa de escolher é difícil, para tentar te ajudar um pouco na escolha, criamos uma pequena lista com somente 5 opções das melhores cidades da Alemanha para morar.

As cidades escolhidas, sempre estão colocadas em boa posição nas pesquisas mundiais de melhores cidades, como da empresa Mercer.

Pensando nisso, a nossa lista vai levar em consideração os seguintes critérios para chegarmos na lista das 5 melhores cidades da Alemanha para morar:

  • As cidades que mais oferecem oportunidades de emprego;
  • Quais possuem boas perspectivas para estudo, incluindo universidades;
  • As cidades que oferecem boa qualidade de vida (segurança, saúde, transporte, áreas de lazer);
  • As cidades que oferecem um bom custo de vida (equilibrado); e
  • Se as cidades são cosmopolitas e recebem bem estrangeiros.

Colocamos os critérios, vamos encontrar a melhor cidade da Alemanha para morar!


Seguros Promo

Munique

A queridinha da Alemanha, a cidade de Munique tem a fama de ser a versão “mais pura” de uma experiência de viver em uma cidade alemã, já que o lugar preserva muitas características da cultura germânica, principalmente na culinária e na arquitetura.

Em termos de qualidade de vida, segundo uma pesquisa do site Numbeo, a cidade alemã ficou em 8º lugar, no ranking de cidades mais seguras do mundo, o que já faz com que Munique, com certeza, seja considerada uma das melhores cidades da Alemanha para morar!

Além disso, Munique também conta com muitas universidades que estão sempre colocadas em boas posições mundiais.

O custo de vida, entretanto, não é o dos mais atrativos, e Munique é uma das cidades mais caras para se viver na Alemanha, mas por outro lado, as oportunidades de emprego são boas e os salários são mais altos, se comparado com outras cidades alemães, o que garante um bom custo benefício!

Berlim

A capital alemã, cheia de vida e contrastes é, talvez, a cidade menos alemã da Alemanha.

As tantas mudanças históricas que ocorreram no território berlinense, trouxeram pessoas do mundo todo e as características germânicas foram se camuflando entre tantas culturas diferentes.

Além de muito cosmopolita, Berlim é atualmente um polo de startups na Europa e, justamente por isso, oferece inúmeras oportunidades de emprego, principalmente nas áreas de tecnologia, engenharia e produção.

O custo de vida na cidade não é dos mais atrativos, mas se comparado com a cidade de Londres, por exemplo, Berlim chega a ser quase 50% mais barato, segundo pesquisa realizada pelo site Expatistan.

Quanto à educação, para quem tem filhos, conseguir vagas em creches ou escolas pode ser um pouco demorado, mas para quem pretende estudar em universidades, Berlim está recheada de boas opções, tanto públicas, quanto privadas, além de oferecer muitos cursos em inglês. 

Apesar de ser a maior cidade da Alemanha, Berlim ainda consegue manter um equilíbrio entre o cinza da cidade e muitos espaços verdes, como parques, lagos e canais, o que garante um charme extra para a capital alemã, além de colocá-la na nossa lista de melhores cidades da Alemanha para morar!

Hamburgo

Pertinho de Berlim e também perto de Amsterdã, Hamburgo é a segunda maior cidade da Alemanha, além de ser a sede do segundo maior porto da Europa, de onde muitos imigrantes saíram para ir para o Brasil, inclusive.

Para quem busca oportunidades de trabalho nos ramos de exportação, importação, e outras atividades relacionadas ao mar, Hamburgo é um bom lugar para morar.

Apesar do seu clima incerto e úmido, a cidade é muito bonita, moderna e bastante cosmopolita.

Em termos de qualidade de vida, a cidade oferece muitas opções de lazer, como museus, passeios de barco, teatros e musicais – é lá que está a instalação do espetáculo Rei Leão, inclusive.

O custo de vida em Hamburgo não é dos mais baratos, já que a cidade está entre as cidades mais caras da Alemanha, mas de qualquer forma o poder de compra de seus moradores é de quase 90%.

Já para quem quer morar por lá, para estudar, a Universidade de Tecnologia de Hamburgo (TUHH) e a Universidade de Ciência Aplicada de Hamburgo (HAW) atraem muitos estudantes internacionais, e elas também oferecem opções de cursos em inglês.

Düsseldorf

Conhecida por abrigar grandes feiras de exposições, além de ser considerada a capital da moda na Alemanha, a cidade de Düsseldorf é repleta de oportunidades para quem deseja trabalhar com arte e criação.

A cidade que é banhada pelo rio Reno é sede de grandes companhias, indústrias, empresas de mídia e de telecomunicações, como a Vodafone, E-Plus, Huawei e Ericsson. Além disso, são mais de 4.000 empresas na indústria criativa, entre as quais mais de 800 são agências de publicidade (como Saatchi & Saatchi ou Gray Worldwide).

Além do cenário favorável para as oportunidades de trabalho, a cidade também é rica culturalmente e tem muitos museus, como o museu de arte moderna (Kunstsammlung), sem falar dos restaurantes.

O custo de vida em Düsseldorf é equiparado com outras cidades da Alemanha, ou seja, desde que você consiga receber o salário médio da cidade, o seu poder de compra te garante uma boa qualidade de vida.

Frankfurt

A cidade mais business da Alemanha, também conhecida como a Manhattan alemã, Frankfurt não poderia ficar de fora da nossa lista das melhores cidades da Alemanha, justamente porque ela é o centro financeiro do país.

Se você possui a sua carreira voltada ao mundo financeiro, a cidade oferece excelentes oportunidades de estudo e trabalho, justamente porque é onde fica a sede do Banco Central Europeu, bem como da Bolsa de Valores alemã.

Por ser uma cidade muito internacional, muitas universidades oferecem cursos no idioma inglês, o que é uma vantagem para quem ainda não fala alemão e deseja estudar no país.

Além disso, a cidade oferece um equilíbrio perfeito entre o antigo e o moderno, além de ter muitas atrações culturais, como museus, teatros, sem contar os parques e restaurantes que servem o famoso Grüne Soße (Molho de Ervas) e o famoso Apfelwein, que é o vinho de maçã, típico de Frankfurt!

Quanto ao custo de vida, a cidade não é tão barata, mas os salários são bons e compensam os altos gastos, garantindo uma boa segurança financeira.

Conclusão: Qual é a melhor cidade da Alemanha?

Não tem resposta certa ou errada, pois se você decidir viver na Alemanha, seja lá onde for, desde que você se mude consciente de onde você está indo e ciente das condições que aquela cidade oferece, você terá uma boa experiência e, com certeza, aquela cidade será a melhor da Alemanha, para você.

De qualquer forma, a nossa lista foi baseada nos critérios que falamos acima, pois as cidades escolhidas são as que reúnem condições que irão te garantir: oportunidades de trabalho, estudo, qualidade de vida e são cidades que aceitam bem estrangeiros.

Depois de tudo que falamos, já decidiu onde morar na Alemanha? Precisa de ajuda? Conte com a gente! 🙂

POSTS RELACIONADOS

Morar

Como levar o meu cachorro para a Alemanha

10/09/2021
Visitar

Minijob na Alemanha: o que é e como funciona

03/09/2021
Visitar

Qual a melhor época para visitar a Alemanha

01/09/2021