Aprender alemão de graça – saiba como!

Aprender alemão de graça - saiba como!

17.08.2020

É verdade que alemão não é uma língua fácil, mas com muita dedicação e paciência é possível aprendê-la, e se você ainda não quer gastar dinheiro só para testar seus conhecimentos, vamos te contar aqui como e onde aprender alemão de graça!

Stadtbibliothek Stuttgart - Biblioteca pública em Stuttgart na Alemanha. Fonte acessível de leitura para incentivar o estrangeiro que mora na cidade e quer aprender alemão
Stadtbibliothek Stuttgart – Biblioteca pública em Stuttgart na Alemanha

Por que aprender alemão?

Apesar da língua não ter uma boa fama, devido ao contexto histórico da Alemanha e por ser difícil, o alemão, depois do inglês, é considerada a língua mais útil entre os europeus, segundo pesquisa realizada pela União Europeia.

Falar alemão é ter a possibilidade de abrir as fronteiras para você conseguir se comunicar em alguns dos países mais ricos do mundo, como a Alemanha e a Suíça! 

Outra vantagem em aprender esta língua tão complicada e importante, é que grandes empresas multinacionais são alemãs e, poder falar a língua de origem delas pode te garantir grandes oportunidades de sucesso profissional. 
Somente para citar alguns exemplos de empresas que são alemãs: Allianz, Audi, BMW, Bosch, DHL, Volkswagen, Lufthansa, Mercedes-Benz, Nivea, Porsche e Siemens.

Você se convenceu que aprender alemão pode ser bom?

Agora, se você não quer gastar dinheiro para testar se a língua é para você ou não, que tal começar a aprender alemão de graça?! 


Vamos te passar alguns canais e meios bem interessantes para você começar esta jornada, mas (sempre tem um “mas”), já ouviu falar na expressão: “não existe almoço de graça”? Pois bem, aprender alemão de graça não é tarefa fácil, e requer muita disciplina, dedicação, facilidade em ser autodidata e paciência, muita paciência – já disse que você precisa ter paciência? Bom, se você reunir alguma dessas características, los geht’s!

O processo de aprendizagem

Como disse Richard Porson, acadêmico britânico do século XVIII, citando Mark Twain: “A vida é muito curta para aprender alemão“, mas antes começar de graça do que morrer não sabendo, não é mesmo?

Se você seguir pelo caminho econômico, ou seja, sem gastar dinheiro para aprender alemão, necessariamente você terá que contar com um combo: Escrita, Leitura, Escuta e Fala.

Assim, enquanto estiver aprendendo, sempre tente ler alguma coisa em alemão, pode ser uma revista, ou um jornal, ou até mesmo um livro. Para escutar, pode ouvir músicas em alemão, podcasts, canais no YouTube ou programas de TV. A escrita poderá ser praticada durante as lições e a fala com alguém que você conheça ou com a ajuda do Google Tradutor, para ver se você consegue pronunciar as palavras corretamente.

Para te ajudar na sua jornada em aprender alemão de graça, aqui vão alguns links que poderão te ajudar no combo citado antes:

Para ler:

Alguns jornais e revistas alemães:

Para escutar:

Algumas bandas, músicos e podcasts em alemão:

Para a escrita e a fala, ambas dependerão muito da sua rotina e do tempo que você irá separar para se dedicar ao aprendizado. De qualquer forma, só o fato de você ler e escutar materiais em alemão, já te ajudará muito no processo!

Dicas feitas e tudo anotado? Vamos para os lugares onde você poderá começar a aprender esta língua incrível!

Aprender alemão de graça pelo celular

Sim, são inúmeros aplicativos que prometem milagres no aprendizado de uma nova língua, mas somente alguns se destacam, e vamos te contar aqui:

Duolingo

Duolingo, ajuda a aprender alemão com gamificação

Possivelmente em algum momento da sua vida, você já ouviu falar sobre ele e talvez você já deve até tê-lo no seu celular! O Duolingo é uma ferramenta gratuita para ensino de vários idiomas e é muito utilizada no mundo todo!

O alemão foi um dos primeiros cursos lançados no aplicativo e passa por aperfeiçoamentos e atualizações constantes e por isso pode ser considerado um dos idiomas mais detalhados por lá.

Se você usa o Duolingo regularmente e confere as notas e os comentários de cada exercício, terá um ótimo começo no idioma alemão.
A versão web (ao contrário do aplicativo) também possui uma seção de histórias grátis com 120 mini-histórias curtas e acessíveis, gravadas por falantes nativos. É um forma bem rápida e prática para você aprender alemão de graça e de qualquer lugar!

Onde encontrar?

SiteiOS Android

Memrise

Vocabulário e gramática para aprender alemão com o Memrise

Este aplicativo é bem focado em vocabulário com alguns toques de gramática e conversas do dia-a-dia. 

Para quem está começando, poder treinar com vídeos de pessoas nativas é bem interessante para acostumar os ouvidos.

O aplicativo usa diversas técnicas para memorização das palavras o que, definitivamente, ajuda no aprendizado.

O Memrise é um ótimo companheiro para qualquer outro curso, ou seja, só com ele você não irá ficar fluente em alemão, mas ele é ótimo para ajudar, principalmente na pronúncia e vocabulário.
Além disso, ele também oferece algumas opções cursos que podem ser bem interessantes para serem incluídas na sua rotina de aprendizado! Uma dica é um dos cursos focados em colocações, como este baseado em pares de preposição de verbo.

Onde encontrar?

Site iOS Android

Drops

Drops, 5 minutos de conhecimento que pingam conteúdo em alemão

Assim como o próprio nome do aplicativo, são “gotas” de conhecimento que pingam em lições que duram aproximadamente 5 minutos! 

O aplicativo oferece vários idiomas, onde você aprende o vocabulário e algumas frases cotidianas para serem usadas em situações da sua escolha, como por exemplo, para uma viagem ou trabalho.

De uma maneira bem interativa e dinâmica, o Drops consegue ser um daqueles aplicativos que podem ser usados de qualquer lugar e, como as lições possuem limite curto de tempo, não tem desculpa para não fazer!

Além disso, para quem tem memória visual, este aplicativo é ideal, pois o vocabulário é bem ilustrado.

Onde encontrar?

Site iOS Android

Sites para aprender alemão de graça

Se você pesquisar em qualquer site de busca, inúmeras serão as opções de sites que dizem oferecer uma forma gratuita para você aprender o alemão, mas, acredite, são poucas aquelas que realmente são boas. 

Assim, separamos apenas duas opções,que realmente valem a pena investir o seu tempo, para iniciar os seus estudos de alemão!

DW – Deutsche Welle – Aprenda alemão com uma série

O canal de comunicação, Deutsche Welle, criou um curso muito interessante para quem quer aprender de graça alemão, que chama Nicos Weg

Ele é baseado na história de um espanhol que decidiu viver na Alemanha e está aprendendo a língua. A cada episódio você aprende diferentes partes do idioma, com vocabulário, gramática e pronúncia. 

De todos os cursos gratuitos, ele é o mais completo e pode te ajudar muito, se você estudar com dedicação.

Importante! Ele é todo em inglês e alemão, então você vai precisar ter uma boa noção do idioma inglês, para poder aproveitar o curso.

Lingvist

Este site também é um aplicativo, mas para o Brasil ele só oferece o aprendizado do idioma inglês. 

Para aprender alemão por ele, você terá que optar por aprender a partir do idioma inglês, mas de qualquer forma vale muito a pena!

Pelo site você terá acesso a um curso simples e interativo que ensina detalhadamente gramática e vocabulário por meio de exemplos.

Com a versão gratuita, você pode aprender novas palavras diariamente (até 3.000) e concluir um desafio diário do idioma. Você também terá acesso à comunidade de alunos de línguas do Lingvist

Se você amar este site, você poderá atualizá-lo para o Lingvist ilimitado.

Aprenda pelo YouTube!

Há muitos canais que podem ser interessantes para se aprender alemão, mas há dois em especial que oferecem excelentes materiais e merecem ser incluídos na sua rotina de aprendizagem:

Easy German

O canal Easy German é focado na linguagem coloquial praticada nas ruas e na cultura alemã. Vale muito a pena para praticar a escuta e a leitura, já que todos os vídeos (pelo menos a maioria) possuem legendas!

Anja

A Anja é uma pessoa muito simpática e didática e o canal dela é excelente para reforçar o conhecimento sobre algum tema específico.

O que importa é não desistir!

Seja de graça ou pagando, o importante é sempre manter o foco! Já decidiu como irá iniciar sua jornada de aprendizado da língua alemã?


E se você gostar tanto e quiser estudar em terras alemãs para aperfeiçoar seu idioma, não deixe de consultar os nossos serviços.

Para conhecer melhor a Alemanha, leia também:

POSTS RELACIONADOS

Morar

Como tirar cidadania alemã, quem tem direito?

03/10/2020
Visitar

5 opções para dormir em um castelo na Alemanha

21/09/2020
Visitar

Floresta Negra na Alemanha: um destino imperdível

06/09/2020